PERFIL LEITOR DOS PAIS E ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS-RS COM A PROPAGAÇÃO DAS NOVAS MÍDIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3432

Palavras-chave:

Leitura, Pais, Alunos

Resumo

Com a propagação de novas mídias digitais surgiram inúmeros meios de comunicação, novos espaços de leitura e novos tipos de textos, que exigem dos leitores novos letramentos para compreender e dialogar com os gêneros multimodais. Portanto, é imprescindível que, no contexto escolar, sejam repensadas as práticas pedagógicas que valorizem mais o ato de ler, e que o uso dos multi recursos tecnológicos seja intensificado para influenciar e desenvolver o multiletramento nos estudantes. O estudo deste artigo justifica-se porque os resultados dos exames estaduais e nacionais, em relação ao ensino da língua portuguesa, são pouco satisfatórios, o que é um forte indício de que mudanças na abordagem do ensino da linguagem se fazem necessárias. Por essa razão, este estudo tem por objetivo analisar o perfil leitor dos pais e  dos alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do município de Dois Irmãos-RS. A base teórica foi construída com apoio nos estudos de Bakhtin (2000), Chartier (1999), Cope e Kalantzis (2000), Jouve (2002), Petit (2008), Rojo e Moura (2018) e Santaella (2004). O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, qualitativa e pesquisa- ação. Em relação ao contexto, a coleta de dados foi realizada numa escola da rede estadual do município de Dois Irmãos-RS, numa turma de 2º ano do Ensino Médio com 16 alunos. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se um questionário que foi aplicado aos alunos e aos pais, com o objetivo de traçar o perfil leitor desses alunos e familiares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helena Teresinha Reinehr Stoffel

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras profissional (FEEVALE). Especialização em Gestão Escolar (UNICID); Especialização em Educação Especial Inclusiva - Faculdade de Educação São Luís. Graduada em Letras - Universidade FEEVALE

     

  • Luciane Demiquei Gonzatti

    Mestranda em Educação com especialização em Educação Superior - Universidade internacional Iberoamericana (UNINI), México. Especialização em Mídias na Educação - UFPEL.  Graduada em Letras - Universidades do Vale do Taquari-UNIVATES.

  • Sonia Lopes dos Santos

    Mestranda em Educação com ênfase na Formação de Professores . Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Formação de professores pela UFRGS; Educação, Diversidade e Cultura Indígena pela EST- Escola Superior de Teologia; Ética e Educação em Direitos Humanos pela UFRG.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. In: Estética da Criação Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 279-358.

______. Os gêneros do discurso. In: ______. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. In: _______. Problemas de linguística geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. São Paulo: Pontes. 5ed. 2005. P 284-293.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: jun. 2018.

BRITO, Eliana Vianna (org.). PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. 1ª reimpressão. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1999.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Ed.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Psychology Press, 2000.

ECO, Umberto. O leitor modelo. In: ____. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ELLIOTT, John. Action research for educational change.4th printing. Buckingham: Open University Press, 1996.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Curitiba: Editora da UFPR. n. 16. p. 181-191.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervot. São Paulo: Unesp, 2002.

KLEIMANN, ngela. Texto e Leitor: Teoria e prática. 13 ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.

KOCH, Ingedore Villaça.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo, Contexto: 2006.

KRESS, Gunther; VAN Leeuwen, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London; New York. Disponível em: https://www.ucm.es/data/cont/media/www/pag-50021/MLINACI_Multimodalidad.pdf. Acesso em: 12 Set. 2017.

PETIT, Michèle. A arte de ler. São Paulo: ed. 34, 2009. ________. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: ed. 34, 2008.

______. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.

______. Nuevos acercamientos a los jóvenes y la lectura. México. Fondo de Cultura Econômica. Colección Espacios para la Lectura, 1999.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Pesquisa científica. In: Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2009.

ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar em ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

STOFFEL, Helena Teresinha Reinehr; BRITO, Junea Graciele Rodrigues Dantas de; GONZATTI, Luciane Demiquei. Avaliação: nota ou construção de aprendizagem. in: Educação: Políticas públicas, Ensino e Formação 3. Américo Junior Nunes da Silva, e André Ricardo Lucas Vieira (Org.). Ponta Grossa - PR: Atena, 2022.

Downloads

Publicado

28/06/2023

Como Citar

PERFIL LEITOR DOS PAIS E ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS-RS COM A PROPAGAÇÃO DAS NOVAS MÍDIAS DIGITAIS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473432. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3432