ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DE ESTRATÉGIAS CONSTRUTIVISTAS NO ENSINO SECUNDÁRIO ANGOLANO

Autores

  • Mateus Konga ISCED - CABINDA
  • Domingos Kimpolo Nzau

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3440

Palavras-chave:

Angola, Matemática, Construtivismo

Resumo

Este estudo tem por finalidade investigar a qualidade de ensino-aprendizagem de Matemática professada em Angola. O tema escolhido é o conceito matemático de notação científica e participaram dele professores de três escolas da Província angolana de Cabinda. Os resultados alcançados revelam que a formação profissional dos professores de Matemática nessa Província ainda não é a desejada, embora todos tenham a formação pedagógica em níveis acadêmicos diferenciados desde o ensino secundário ao de pós-graduação e até mesmo outros em formação superior de caráter pedagógico. Isto porque, todos ou quase todos os inqueridos têm ainda os métodos tradicionais de ensino como preferência que debilitam a formação sólida dos alunos em Matemática, um fato que acabou de ser confirmado com os dados comparativos levantados sobre a avaliação dos alunos dessas escolas em três sucessivos anos letivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Kimpolo Nzau

Cabinda – Universidade. Instituto Superior de Ciências de Educação. Angola.

Referências

SSEMBLEIA NACIONAL. Lei nº 17/16, de 7 de Outubro. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da República, nº 170. I Série. Luanda, p. 3993- 4013,2016.

- Lei nº 32/20, de 12 de Agosto. Lei que altera a Lei nº 17/16, de 7 de Outubro. Diário da República, nº 123. I Série. Assembleia Nacional. Luanda, p. 4423 – 4453,2020.

ASTOLFI, J.-P., DAROT, E., GINSBURGER-VOGEL, Y. & TOUSSAINT. Práticas de Formação em Didáctica das Ciências. Maria Ludovina Figueiredo (Trad.). Lisboa: Instituto Piaget,2000.

CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. & JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação,2002.

CATARINO, F. Matemática. 2ª Edição. Figueira da Foz: Nova Editora,2013.

CRAVINO, J. P. Planning Teacher Mediation in Science and Technology Lessons.In Teaching Science – Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development.Editors: J. B. Lopes, J. Cravino, E. Cruz & A. Barbot. New York: Nova Science Publishers, Inc, p. 45-59,2017.

CRUZ, E. S. Articulating Research and Teaching Practices In Postgraduate Course. In Teaching Science – Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development.Editors: J. B. Lopes, J. Cravino, E. Cruz & A. Barbot. New York: Nova Science Publishers, Inc, p. 79-98,2017.

DEMANDA, F. D., WAITS, B. K., FOLEY, G. D., KENNEDY, D. Pré Calculo. São Paulo: Pearson,2013.

KONGA, M. W. B. Abordagem metodológica de ensino do conceito de notação científica de números reais no I Ciclo do Ensino Geral. Estudo realizado em escolas do I Ciclo do Ensino Geral da Província de Cabinda. Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática (Não Publicada). Cabinda: Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED),2021.

LOPES, J. B. Aprender e Ensinar Física. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,2004.

- Researching Science Teachers Practices In The Classroom Over Two Decades: What Matters?In Teaching Science – Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development. Editors: J. B. Lopes, J. Cravino, E. Cruz & A. Barbot. New York: Nova Science Publishers, Inc,p. 1-25,2017.

LOPES, J. B., SILVA, A. A., CRAVINO, J. P., COSTA, N., MARQUES, L. & CAMPOS, C. Transversal Traits in Science Education Research Relevant for Teaching and Research: A Meta-Interpretative Study. Journal of Research in Science Teaching, p.45(5), 574-599, 2008a.

LOPES, J. B., CRAVINO, J. P, BRANCO, M. J., SARAIVA, E. & SILVA, A. A. Mediation of students learning: Dimensions and evidences in science teaching. Problems of Education in the 21st Century, 9, 42-52, 2008b.

MARQUES, C. Formative Situation as a Too toPlan Teaching.In Teaching Science – á fontes bibliográficas no documento atual,2017.

Publicado

28/06/2023

Como Citar

Konga, M., & Nzau, D. K. (2023). ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DE ESTRATÉGIAS CONSTRUTIVISTAS NO ENSINO SECUNDÁRIO ANGOLANO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473440. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3440