COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3508

Palavras-chave:

Licenciatura em Computação, Ensino, Estágio supervisionado

Resumo

Este trabalho relata as práticas educacionais no período da disciplina Estágio Supervisionado em Computação II, no curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Núcleo de Estudos Superior de Coari de Coari – NESCOA/UEA. As observações in loco foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, na cidade de Coari – Amazonas. A disciplina ministrada neste curso possibilita ao estagiário uma reflexão sobre a importância da inserção dos computadores e a utilização dos recursos tecnológicos na qual estejam inseridos o corpo docente e os discentes. Fazendo uma reflexão quanto ao objetivo de investigação e as problemáticas educacionais. Esta abordagem possibilita ao estagiário propor sugestões para possíveis soluções utilizando recursos computacionais. A metodologia é a pesquisa bibliográfica qualitativa, descrevendo de forma contextualizada as experiências vivenciadas na prática. Nossas  considerações apontam para a necessidade de implementação  nas escolas de projetos de  tecnologias de informação e comunicação, considerando por meio das observações realizadas no estágio, a necessidade  não somente de equipar as escolas com recurso tecnológicos educacionais como também capacitar os professores para que estejam aptos  para utilizarem este material como suporte para a praticidade e melhoria do uso dos recursos tecnológicos, tendo como objetivo inovar a práxis  do ensino-aprendizagem na rede pública de ensino.

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Biografia do Autor

Anderson Souza de Almeida

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (EUA).

Rogério Brito de Oliveira

Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra - FASE. Atualmente é Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto - SEDUC - Amazonas

Eloir Santos da Silva

Academino do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA

Quemuel da Silva Monteiro

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

Marcus Fernando da Gama Lima

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

Julio dos Santos da Silva

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

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Publicado

25/06/2023

Como Citar

Souza de Almeida, A., de Oliveira Barbosa, L. S., Brito de Oliveira, R., Santos da Silva, E., da Silva Monteiro, Q., da Gama Lima, M. F., & dos Santos da Silva, J. (2023). COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – RELATO DE EXPERIÊNCIA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463508. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3508