AS NOVAS FORMAS DE LEITURAS CONTEMPORÂNEAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.352

Palavras-chave:

Leitura. Realidade. Mundo. Compreensão

Resumo

A obra idealizada surge contribuindo educacionalmente falando de um assunto salutar a formação da concepção de entendimento das distintas formas de compreender o mundo, nossa realidade por um ângulo da leitura da realidade como estratégia preponderante ao desenvolvimento dos discentes no âmbito escolar. Objetivando compreender as variáveis leituras do mundo atual, fazendo destes elementos prévios um aporte rico de fonte de saber e compreensão do universo ao nosso redor na escola, nossa libertação por meio do saber saindo da ignorância, transformando-nos em seres críticos. A significatividade em debruçar-se sobre uma temática desta natureza é imensurável por tratar de um assunto importantíssimo nas academias do país, referir-se as leituras capazes de permitir analisar autores reafirmando que a leitura das várias facetas do mundo a nossa volta é algo indispensável, ao paradigma de ensino estimado atualmente. Pensar uma educação sem entender que a leitura é um fator determinante na construção de saberes, mediar com fins ativo, crítico, problematizador, transformador e formador, um dos viés fundamentais, passa pela transformação na ação metodológica no ensino, principalmente no que tange a leitura como maneira intrínseca de compreender o mundo, a sua volta, ou leitura não apenas da palavra por si só, mas compreensão é um elemento muito poderoso para entender a realidade que nos insere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Firme de Oliveira, UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ-UVA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), é especialista em Alfabetização pela Universidade Potiguar (UnP), 2010. Mestre em Educação (2020) pela Consultoria ESL-PB. Atualmente é professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Macaíba e Parnamirim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagens Significativas e Metodologias Ativas, Leitura e Poesia Interativa, desenvolveu projetos e produções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação ( Robótica Educacional e Artigos de divulgação cientifica) atuando principalmente no seguinte tema: avaliação, aprendizagem, psicologia e alfabetização no Ensino Fundamental de 9 anos.

Downloads

Publicado

25/06/2021

Como Citar

Firme de Oliveira, C. A. (2021). AS NOVAS FORMAS DE LEITURAS CONTEMPORÂNEAS NO ÂMBITO ESCOLAR . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25352. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.352