MATEMÁTICA DO ZERO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Jose Evangelista da Silva
  • Silvania Maria Roque
  • Anelli de Sena Araujo Leandro
  • Osileide Barreira da Silva
  • Barbara Rodrigues de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3533

Palavras-chave:

Quatro operações. Lúdico. Dificuldades.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar uma proposta pedagógica para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, da matemática do zero, e as concepções das quatro operações fundamentais da Matemática. São abordadas as dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental, considerando que nesta etapa do ensino, os alunos já deveriam ter domínio da disciplina, porém, os métodos de ensino mudaram radicalmente na última década e a melhor maneira de entreter os alunos é realizando atividades lúdicas e jogos que englobem exercícios que precisem realizar contas ao invés de distribuir para cada aluno uma lista de problemas matemáticos e explicar teoricamente como resolvê-los. O estudo foi realizado mediante pesquisas bibliográficas em artigos científicos abordando a temática e justifica-se pelo fato de haver dificuldade no aprendizado da Matemática para alunos do ensino fundamental, quando já deveriam saber realizar contas e resolver problemas matemáticos que envolvam as quatro operações. Conclui-se que a melhor maneira de trabalhar a Matemática com os alunos do ensino fundamental é com a inclusão de atividades lúdicas que englobem números e contas.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Jose Evangelista da Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UFPE), graduação em bacharelado em Geografia (UFPE), Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias (FABEJA), graduação em Pedagogia FUNESO), Especialização em Gestão Escolar (FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS), Mestrando em Educação Uneatlantico - Espanha.

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Osileide Barreira da Silva

Licenciada em Pedagogia. Pós-Graduada em Gestão e Organização da Escola. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Barbara Rodrigues de Souza

Graduação em Física – Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Pós graduada em Docência do Ensino Superior – Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Gestão Escolar Integrada – Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (FAAC), Curso de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais – Instituto de Educação Colônia do Saber. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Evangelista da Silva, J., Maria Roque, S., de Sena Araujo Leandro, A., Barreira da Silva, O., & Rodrigues de Souza, B. (2023). MATEMÁTICA DO ZERO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473533. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3533