METODOLOGIAS ATIVAS: DOCÊNCIA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • Ivanira Rodrigues do Carmo
  • Veralucia Pereira da Silva Nascimento
  • Ivaney Vieira Pondé
  • Jaci Teresinha Blum da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3535

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação. Inteligência Artificial. Educação.

Resumo

Não é mais nenhuma novidade que o mundo vem se transformando significativamente ao longo dos tempos e permitindo que as pessoas realizem os seus trabalhos e atividades de inúmeras formas em seu cotidiano por conta do avanço tecnológico, o qual mantém a sociedade conectada constantemente. Essas mudanças revelaram que as pessoas não se comportam mais como no passado, uma vez que deixaram de lado os intercâmbios sociais, ou seja, o relacionamento pessoal entre os sujeitos para se manterem vinculadas ao mundo virtual, conhecendo novas pessoas, sem que haja qualquer proximidade entre elas. Ademais, percebeu-se que o acesso à informação se tornou muito mais fácil e rápido, diferentemente de antes, em que as pessoas precisavam se deslocar de suas residências para buscar informações em lugares específicos, como por exemplo a biblioteca e, a partir desse momento de flexibilidade, inúmeras estratégias foram usadas para melhorar o desenvolvido de atividades consideradas com alto teor de complexidade. Diante dessa perspectiva, verifica-se que o uso contínuo e constante das tecnologias que abarcam conceitos de Inteligência Artificial vem modificando a maneira como a sociedade, em geral, aprende, administra a sua vida e se relaciona com o outro, tanto pessoal quanto profissional. Assim sendo, ressalta-se que a Educação não ficou esquecida, pois a tecnologia também tem se mostrado bastante efetiva em suas contribuições acerca da melhoria da qualidade do ensino, trazendo inúmeras possibilidades de ensino-aprendizagem que flexibilizam a prática docente e potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Ivanira Rodrigues do Carmo

Graduada em Estética pelo Centro Universitário Claretiano, Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol pela UFRR. Pós graduada em Estética Avançada – Faculdade do Centro Oeste Paulista e Gestão Escolar Administração, Supervisão e Orientação – FACINTER. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Veralucia Pereira da Silva Nascimento

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do estado da Bahia, pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Candido Mendes e mestranda em Educação pela Uneatlantico – Espanha.

Ivaney Vieira Pondé

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação Especialização em Formação de Professores.

Jaci Teresinha Blum da Silva

Graduada em Pedagogia, Letras Português/Espanhol e Educação Física. Pós graduada em Educação Infantil/ Anos Iniciais/ Psicopedagogia, Educação Física Escolar e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

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SILVA, A. P. C. Aplicações de Sistemas Tutores Inteligentes na Educação a Distância: Possibilidades e Limites. In: Anais do Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. Brasília: ABED, 2006.

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Maria Roque, S., Rodrigues do Carmo, I., Pereira da Silva Nascimento, V., Vieira Pondé, I., & Teresinha Blum da Silva, J. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS: DOCÊNCIA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473535. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3535