TICS: UMA PERSPECTIVA DE MELHORAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA NOVA ERA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Ivanira Rodrigues do Carmo
  • Jaci Teresinha Blum da Silva
  • Raquel Aparecida Silveira
  • Sonia Maria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3537

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Desenvolvimento.

Resumo

Este trabalho tem como desígnio desenvolver uma averiguação de caráter teórico reflexivo acerca da inserção e utilização dos mecanismos tecnológicos no ambiente educacional e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e formação plena dos educandos. Nesse sentido, busca-se também, mediante pesquisa bibliográfica fundamentada em aportes de autores renomados na literatura em questão descobrir alguns pontos que são vistos como fundamentais para a efetivação de todo esse processo, ou seja, apontar quais são as tecnologias mais utilizadas no ambiente educacional, listar todos os elementos, sejam eles positivos ou negativos, apresentados pelos educadores e elucidar acerca das inúmeras contribuições que a tecnologia oferece para o ensino-aprendizagem dos educandos, mediante a utilização constante e adequada dos mecanismos tecnológicos na unidade de ensino. Dentre os especialistas pesquisados durante a trajetória discursiva, estão Morin (2000), Kenski e muitos outros, os quais ajudarão a compreender melhor o uso significativo dos mecanismos tecnológicos para a melhoria do ensino e do desenvolvimento intelectual pleno do educando, além de trazer novos esclarecimentos acerca da prática educativa mediada pela Tecnologia.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Ivanira Rodrigues do Carmo

Graduada em Estética pelo Centro Universitário Claretiano, Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol pela UFRR. Pós graduada em Estética Avançada – Faculdade do Centro Oeste Paulista e Gestão Escolar Administração, Supervisão e Orientação – FACINTER. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Jaci Teresinha Blum da Silva

Graduada em Pedagogia, Letras Português/Espanhol e Educação Física. Pós graduada em Educação Infantil/ Anos Iniciais/ Psicopedagogia, Educação Física Escolar e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Raquel Aparecida Silveira

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Educação e Tecnologia Thereza Porto Marques (FAETEC) e Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Pós Graduada Latu Sensu em Educação, Família e escola pelo Instituto Superior de Educação da América Latina (ISAL). Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Sonia Maria dos Santos

Graduada em Licenciatura Normal Superior UNPLI – Centro Universitário Plínio Leite. Licenciatura em Pedagogia UNISALLE- Instituto Superior de Educação LASALLE, Pós-Graduação Lato Sensu - Psicopedagogia Institucional e Clínica – FAVENI –Faculdade Venda Nova do Integrante, Educador Social – Instituto Gaio, Educação Especial Associação Brasileiro de Educação à distância, (RE). Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Rodrigues do Carmo, I., Teresinha Blum da Silva, J., Aparecida Silveira, R., & Maria dos Santos , S. (2023). TICS: UMA PERSPECTIVA DE MELHORAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA NOVA ERA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473537. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3537