TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Ivanira Rodrigues do Carmo
  • Jaci Teresinha Blum da Silva
  • Sonia Maria dos Santos
  • Juliana de Souza Silva Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3538

Palavras-chave:

Professor. Tecnologia. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os vários recursos técnicos atualmente disponíveis e o impacto que tiveram na vida das instituições de ensino e dos professores devido às novas medidas associadas à pandemia de COVID-19. Os recursos digitais são cada vez mais vistos como ferramentas de trabalho, crescimento pessoal e profissional. Escolas e professores precisam se preparar para esses novos desafios. Ensinar não é mais apenas ensinar a ler e escrever, é tudo sobre lápis, quadro-negro, giz e espaços em sala de aula. É importante entender que a educação deve se adequar à nova realidade, e que cabe aos professores se prepararem para essa nova realidade. Novos recursos técnicos contribuem de forma efetiva para uma aprendizagem inovadora quando utilizados educacionalmente pelos professores. No entanto, é necessário avaliar a capacidade dos professores de se adaptar ao papel de facilitador de conteúdo em contextos envolvendo professores, desafios do professor, práticas de ensino e uso de tecnologia. Outro fator a ser considerado é a comunidade à qual a escola pertence, pois o impacto da educação digital vai além do uso de dispositivos digitais. É importante dar aos alunos a oportunidade de expandir ativamente seus conhecimentos e mudar sua realidade e onde vivem. Os professores saem da zona de conforto onde os alunos são os mestres e donos absolutos de todo o conhecimento e embarcam em novos caminhos onde os alunos podem caminhar com segurança sem medo, explorar novos meios e explorar novos desafios. 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Ivanira Rodrigues do Carmo

Graduada em Estética pelo Centro Universitário Claretiano, Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol pela UFRR. Pós graduada em Estética Avançada – Faculdade do Centro Oeste Paulista e Gestão Escolar Administração, Supervisão e Orientação – FACINTER. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Jaci Teresinha Blum da Silva

Graduada em Pedagogia, Letras Português/Espanhol e Educação Física. Pós graduada em Educação Infantil/ Anos Iniciais/ Psicopedagogia, Educação Física Escolar e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Sonia Maria dos Santos

Graduada em Licenciatura Normal Superior UNPLI – Centro Universitário Plínio Leite. Licenciatura em Pedagogia UNISALLE- Instituto Superior de Educação LASALLE, Pós-Graduação Lato Sensu - Psicopedagogia Institucional e Clínica – FAVENI –Faculdade Venda Nova do Integrante, Educador Social – Instituto Gaio, Educação Especial Associação Brasileiro de Educação à distância, (RE). Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Juliana de Souza Silva Araújo

Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Física Adaptada a Inclusão e Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Rodrigues do Carmo, I., Teresinha Blum da Silva, J., Maria dos Santos , S., & de Souza Silva Araújo, J. (2023). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473538. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3538