DESAFIOS ENFRENTADOS PELO CORPO DOCENTE NO TRABALHO COM O ENSINO HÍBRIDO COMO METODOLOGIA ATIVA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Josuel Jesus da Silva
  • Juliana de Souza Silva Araújo
  • Fernanda Shellenn Viana Pereira
  • Patrícia Regina Barbosa Gomes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3565

Palavras-chave:

Dasafios, Docente, Trabalho

Resumo

Ao ponderar acerca dos desafios enfrentados pelos docentes quando se fala do ensino híbrido como metodologia ativa, lembra-se quase que imediatamente da pandemia da COVID-19, a qual forçou claramente os  educadores a se reorganizarem de forma pedagógica para poderem oferecer aos seus alunos naquele período um ensino voltado ao aproveitamento da tecnologia, como a principal ferramenta de relação entre educador e estudante, de forma totalmente a distância, pois as aulas presenciais tinham sido suspensas. Contudo, lembra-se ainda de que, no período pós-pandemia, determinadas escolas preferiram voltar às aulas tendo em vista um ensino com princípios voltados ao hibridismo. Diante de tal panorama, surge a seguinte mote: Os docentes estão realmente preparados e equipados para trabalharem no formato de ensino híbrido? Como é a preparação docente para tal padrão de trabalho? Quais são os principais desafios docentes para poderem trabalhar com este padrão de metodologia ativa? Para abrir tal discurso, este breve estudo versa por percurso metodológico fundamentado em uma pesquisa de caráter bibliográfico, buscando, com isso, identificar e discutir se os docentes que trabalham em escolas da rede regular de ensino estão tanto pedagógica quanto tecnologicamente preparados e aparelhados para desenvolver suas aulas em formato de ensino híbrido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Josuel Jesus da Silva

Graduado em Teologia. Pós graduado em Acompanhamento Jovem e Adolescentes, Psicopedagogia. Mestrando em Educação pela Uneatlantico e doutorando em Psicologia.

Juliana de Souza Silva Araújo

Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Física Adaptada a Inclusão e Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Fernanda Shellenn Viana Pereira

Graduada em Educação Física. Bacharel em Educação Física. Pós graduada em Educação física Escolar com Ênfase em Inclusão e Docência no Ensino Superior. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Patrícia Regina Barbosa Gomes

Graduada em Educação Básica - Anos Iniciais do Ensino fundamental. Pós graduada em Docência na Educação infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

Castro, E. A.; Coelho, V. et al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Periódico Científico Projeção e Docência, v.6, n.2, 2015.

Lima, L. H. F., Moura, F. R. de. O professor no ensino híbrido. In: BACICH. L.; Neto, A. T.; Trevisani, F. M. (org.). Ensino híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegra: Penso. 2015.

Lopes, A. P. B.; Bueno, J. L. P.; Mascarenhas, S. A formação do professor frente às TICs. Revista Amazônica, a. 10, v. XIX, n.1, Jan-Jun, 2017.

Médici, M. S.; Tatto, E.R.; Leão, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18. Edição especial. 2020.

Ward, H. Uso e abuso da tecnologia da informação e da comunicação. Ward, H.; Roden, J.; Hewlett, C.; Foreman, J. Ensino de ciências. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

29/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Jesus da Silva, J., de Souza Silva Araújo, J., Shellenn Viana Pereira, F., & Regina Barbosa Gomes , P. (2023). DESAFIOS ENFRENTADOS PELO CORPO DOCENTE NO TRABALHO COM O ENSINO HÍBRIDO COMO METODOLOGIA ATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e473565. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3565

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias