FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PERFIS DE APRENDIZAGEM: UMA VIVÊNCIA COM A SEQUÊNCIA FEDATHI E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Marco Antonio Silvany
  • Wanderson Carvalho
  • Clarisse do Carmo Santos
  • Gilda Elaine Trevisani

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3568

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino, Perfis

Resumo

Esta pesquisa tem como base a formação de professores sob a perspectiva dos perfis de aprendizagem com a sequência Fedathi e a teoria da objetivação com aporte epistemológico nos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa consistiu em aliar a teoria e prática de matemática de acordo com as propostas da Base Nacional Comum Curricular e desenvolver habilidades fundamentadas pela sequência Fedathi e teoria da objetivação, propiciando mudanças na formação dos docentes. Para tanto, foi realizado método de revisão de literatura de cunho qualitativo e caráter descritivo. Conclui-se que a pesquisa tende a fortalecer o discurso, mantendo a formação continuada, o que sugere o desenvolvimento da formação crítico-reflexiva.

 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Marco Antonio Silvany

Graduado em Ciências Biológicas. Especializado em Metodologias para Educação a Distância e Educação Inclusiva. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

Wanderson Carvalho

Licenciado em Pedagogia pela UFPI/UAB e Filosofia pela UFPI/UAB. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Pós-Graduado em Contabilidade e Planejamento Tributário pela URSA - Universidade Raimundo Sá, Docência do Ensino Superior com ênfase em Gestão Escolar pela FECR - Faculdade Evangélica Cristo Rei e Gestão Escolar pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

Clarisse do Carmo Santos

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade São Salvador (FSSAL). Pós Graduada em Contabilidade Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda em Educação - Formação de Professores pela Universidad Europeia del Atlántico – UNEATLÁNTICO (ESPANHA).

Gilda Elaine Trevisani

Graduada em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (UNISO), Letras/Literatura pela Faculdade de Ciências e Letras e Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Pós Graduada em Arte-Educação pela Faculdade Corporativa Cespi-Facespi, Educação Ambiental pela Faculdade de Conchas (Facon), Alfabetização e Letramento pela Faculdade Cidade Verde (Maringá-Paraná), Ludopedagogia pela Faculdade de Conchas (Facon), Pedagogia Sistêmica pela Faculdade Conectada Faconnect, Gestão e Mediação de Conflitos pela Faculdade Conectada Faconnect e Neurociência na Educação pela Faculdade Conectada Faconnect.  Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

26/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Silvany, M. A., Carvalho, W., do Carmo Santos, C., & Elaine Trevisani, G. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PERFIS DE APRENDIZAGEM: UMA VIVÊNCIA COM A SEQUÊNCIA FEDATHI E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473568. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3568