O APROVEITAMENTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO EAD E SUA CONTRIBUIÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lucimeri Stoco Beger
  • Sirlene Batista Teixeira
  • Roseli Aparecida Coco
  • Meiriane da Anunciação Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3573

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Educação

Resumo

O avanço tecnológico veio ao mundo para trazer mudanças de grande relevância aos diversos setores da sociedade. Com isso, elucida-se que antigamente as atividades levavam muito tempo para serem realizadas e organizadas, sendo que, com o surgimento da tecnologia, tudo ficou mais prático e rápido, trazendo melhorias, principalmente para o sistema educacional, o qual permitiu que o educador conseguisse desenvolver estratégias mais efetivas para a aquisição dos saberes dos educandos, ou seja, servindo de suporte para o sucesso de seu trabalho. Em contrapartida, percebe-se que a vinda da tecnologia à sociedade evidenciou inúmeras modificações nos comportamentos das pessoas, as quais passaram a se distanciar mais de seus familiares e amigos, para se manterem conectadas à rede, preferindo o contato virtual, em vez do presencial, como acontecia antes da chegada da tecnologia. Com isso, cita-se como ótimo aproveitamento de tais ferramentas, muitas unidades de ensino têm feito o uso constante da ferramenta Google, vista como um mecanismo de IA e que tem sido fundamental para que o avanço tecnológico, por meio da IA, garanta o seu espaço no mundo, trazendo mudanças significativas aos sujeitos, tanto pessoal quanto profissionalmente, além de priorizar a Educação, objetivo principal dessa trajetória de estudos. Assim, tendo em vista tal panorama a ser debatido, a trajetória de construção desse trabalho caminhou em torno de uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico com o intuito de apresentar um entendimento claro e sucinto a respeito do mote escolhido para esse processo de reflexão.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Lucimeri Stoco Beger

Graduada em Pedagogia pela UFPR. Pós graduada em Metodologia do ensino de 1° e 2° Graus. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Sirlene Batista Teixeira

Licenciada em Letras/Português pela UFG. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Roseli Aparecida Coco

Graduada em Pedagogia e Letras – português/espanhol e suas respectivas Literaturas. Pós graduada em Psicopedagogia, Educação Especial: Atendimentos às necessidades especiais, Língua Espanhola. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Meiriane da Anunciação Silva

Licenciada em Pedagogia, Matemática pela Universidade Federal do Piauí e Letras - Português pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

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Publicado

29/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Stoco Beger, L., Batista Teixeira, S., Aparecida Coco, R., & da Anunciação Silva, M. (2023). O APROVEITAMENTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO EAD E SUA CONTRIBUIÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e473573. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3573

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias