TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E OUTROS RECURSOS: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Andresa Accadrolli Gobatto
  • Laíse Bacelar Silva
  • Maria Betânia de Oliveira Marques
  • Vaneska Maria de Melo Silva
  • Silvania Maria Roque
  • Helena Maria Rocha

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3579

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas, Ensino, Recursos

Resumo

A implantação de recursos da comunicação alternativa na educação colabora diretamente no processo de desenvolvimento da criança além de ajudá-la quando há complicações na comunicação. As tecnologias assistivas apresentam uma extensa literatura e diversos sistemas e conjuntos de símbolos que possibilitam a comunicação de pessoas. Diante disto, este trabalho tem a finalidade de apresentar os benefícios das tecnologias assistivas como recursos de comunicação alternativa para caminhos para a inclusão. A comunicação alternativa é destinada a pessoas sem escrita e sem fala ou com alguma deficiência nestas citadas. A comunicação alternativa tem a finalidade de aumentar o repertório comunicativo que engloba as habilidades de expressão. Os recursos de comunicação são constituídos de maneiras diferentes, variando de pessoa para pessoa, levando em conta as características delas.  Para tanto, a legislação brasileira foi consultada, além de revisão de literatura realizada em livros, artigos científicos e acervos online, caracterizando-se como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Tendo em vista apoiar os professores a desempenharem um papel na mais recente área de desenvolvimento de alunos com deficiência, incentivar a autonomia e a capacidade de desenvolver o potencial de cada aluno através de intervenções e adequações curriculares. Na concepção dos AEE (Atendimento Educacional Especializado), os professores podem utilizar os recursos deste tipo de serviço como forma de intervenção para facilitar e mediar o acesso ao conteúdo da sala de aula, e utilizar tecnologia assistiva para promover a aprendizagem e proporcionar aos alunos acesso adequado a as informações fornecidas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Andresa Accadrolli Gobatto

Graduada em Matemática pela Unisinos e Pedagogia pela Unicesumar. Pós graduada em Matemática, Mídias Digitais e Didáticas: Tripé na Formação do Professor de Matemática, Educação Inclusiva com Ênfase em Avaliação Diagnóstico Escolar, Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Psicomotricidade e Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Laíse Bacelar Silva

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar e em AEE (Atendimento Educacional Especializado) com Psicomotricidade. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Maria Betânia de Oliveira Marques

Gestão em Recursos Humanos pela Universidade Paulista – (UNIP), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – (UFAL), pós-graduada em Educação em Direitos Humanos pela Federal de Alagoas – (UFAL) e mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico – Espanha (UNEA).

Vaneska Maria de Melo Silva

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar. Especialista em Pedagogia Afirmativa: Educação, Cultura e História na Perspectiva Afro-indígena e Psicopedagogia Institucional. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Helena Maria Rocha

Graduada em Pedagogia pela UFPR. Especialização em Metodologia do Ensino de 1° e 2° Graus, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

ALVES, F. et al. As TIC nas dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Diversidades. V. 6, n. 22, 2008.

BEHRENS, Marilda. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: BEHRENS, Marilda A.; MASETTO, Marcos T. MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

CAPOVILLA, F.C. Comunicação alternativa: modelos teóricos e tecnológicos, filosofia educacional e prática clínica. In: CARRARA, K. Universidade, sociedade e educação. Marília: Unesp-Marília-Publicações, 2001.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário – Dos recursos e ferramentas on-line aos LMS. Revista de Ciências da Educação. Nº 3, 2007.

CNOTINFOR. Invento 2. 2015. Disponível em http://www.imagina.pt/produtos/software/educacao-especial2/invento-2/.

COSTA, Wanderleia Dalla; DIEZ, Carmem Lucia Fornari. A relação do eu-outro na educação: abertura á alteridade. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

DELIBERATO, D.; MANZINI. E. J. Comunicação Alternativa: delineamento inicial para implementação do Picture Communication System (P.C.S.). Boletim do C.O.E.. Marília, 2004

FREIXO, A. A importância da comunicação aumentativa/alternativa em alunos com paralisia cerebral no 1º ciclo do ensino básico. Tese de Mestrado. Lisboa, Escola Superior de Educação João de Deus, 2013.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; DAMASCENO, Luciana Lopes. As novas tecnologias como Tecnologia Assistiva: utilizando os recursos de acessibilidade na educação especial. In: III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial, Anais... Fortaleza, 2002.

MANZINI, E. J. Conceitos básicos em comunicação alternativa e suplementar. In: CARRARA, K. (Org). Educação, Universidade e Pesquisa. Marília: Unesp-Marília-Publicações, São Paulo: Fapesp, 2001.

MANTOAN, M.Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? como fazer? 1ed. São Paulo: Moderna, 2003.

MINETTO, M. F. O currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

PELOSI, M. Comunicação Alternativa. 2012. Disponível em http://www.comunicacaoalternativa.com.br/comunicacao-alternativa.

PIAGET, J. A Psicologia da Criança. Rio de janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1978

REIS, Marlene Barbosa de Freitas. Política pública, diversidade e formação docente: uma interface possível. 2013. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia. 2013. SARTORETTO, M. &. Bersch, R. Assistiva Tecnologia e Educação. 2014. Disponível em http://www.assistiva.com.br/ca.html.

SILVA, R. Um olhar bioecológico sobre os efeitos da comunicação alternativa na interação professor-aluno com paralisia cerebral. Tese de Mestrado. Belém-Pará, Universidade Federal do Pará, 2011.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão - Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

VAN RIPER, C.; EMERICK, L. Correção da Linguagem: uma introdução à patologia da fala e à audiologia [trad. Marcos Antônio Guirado Domingos] – 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. Lisboa: Editora Antídoto, 2003.

ZULIAN, Margaret Simone; FREITAS, Soraia Napoleão. Formação de professores na educação inclusiva: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo. Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 2, n. 18, 2001.

Downloads

Publicado

26/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Accadrolli Gobatto, A., Bacelar Silva, L., Betânia de Oliveira Marques, M., Maria de Melo Silva, V., Maria Roque, S., & Maria Rocha, H. (2023). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E OUTROS RECURSOS: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473579. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3579