ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NO ENSINO MÉDIO: PARECER NA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3588

Palavras-chave:

Internship, AR solids, Middle school

Resumo

Este trabalho narra o experimento vivenciado em sala de aula por meio do estágio, na qual foi realizada a experiência com o aplicativo Sólidos RA no ensino de geometria espacial, por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Computação, adolescido a partir da disciplina de Estágio Supervisionado em Computação II, no ensino médio. O artigo têm por finalidade experimentar o conhecimento obtido na teoria no decorrer do curso e aplicá-lo na prática em sala de aula; observar as metodologias aplicadas pelos docentes e como esta impacta na aprendizagem dos discentes do ensino médio; adquirir prática com docentes já experientes e experimentar ferramentas tecnológicas úteis no ensino aprendizado, em particular o aplicativo Sólidos RA. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, a partir de Prodanov e Freitas (2013), Projeto Político Pedagógico e da Base Nacional Comum Curricular. Fundamentada nos subsídios dos teóricos: Pimenta (1995); Gandin (2005); Pimenta e Lima (2011) e Reis (2016). As implicações demostram a seriedade do estágio supervisionado II; da importância de um conteúdo bem planejado; que lecionar vai além de só ensinar; que ser docente não é só dar aula e a diferença na utilização da tecnologia em sala de aula. Vivenciar de perto a realidade de cada docente e discente no âmbito escolar, faz acender o profissionalismo no acadêmico. Abancar da teoria adquirida e colocá-la na prática, é desvendar um mundo de desafios diários enfrentados pelo docente e isso torna o acadêmico apto e preparado para exercer sua profissão futura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nilcilene Nascimento dos Santos

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - NESCAC.

  • Jaison Gomes dos Santos

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - NESCAC

     

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na
    Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Corado de Souza

    Pedagoga e especialista em psicopedagogia e didática do ensino superior. Servidora pública da secretaria estadual de educação e desporto escolar. Careiro-Amazonas-Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL (CETI) PROFESSORA MARIA ADELAIDE MARINHO HORTÊNCIA. (2022). Projeto Político Pedagógico. 2022.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 15.ed. São Paulo: Loyola, 2005. Disponível em: https://doceru.com/doc/svcsnv1

PIMENTA, Selma. G. O Estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cad. Pesq. São Paulo, n94, p 58-74, ago 1995. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/612.pdf

PIMENTA, Selma. G.; LIMA, Maria. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2011. Disponível em: https://doceru.com/doc/vc1508v

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlZHVjYWNhb2Vjb250YWJpbGlkYWRlfGd4OjU5NjIxOWU5NTgwZDdlZjY

REIS, Ana Paula dos. Dificuldades dos estudantes nas disciplinas de exatas do ensino médio. 2016. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/14121/1/2016_AnaPauladosReis_tcc.pdf

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA. (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação – CESIT/UEA. APÊNDICE “A”. Art. 2º

Downloads

Publicado

15/07/2023

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NO ENSINO MÉDIO: PARECER NA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473588. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3588