ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NO ENSINO MÉDIO: PARECER NA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3588

Palavras-chave:

Internship, AR solids, Middle school

Resumo

Este trabalho narra o experimento vivenciado em sala de aula por meio do estágio, na qual foi realizada a experiência com o aplicativo Sólidos RA no ensino de geometria espacial, por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Computação, adolescido a partir da disciplina de Estágio Supervisionado em Computação II, no ensino médio. O artigo têm por finalidade experimentar o conhecimento obtido na teoria no decorrer do curso e aplicá-lo na prática em sala de aula; observar as metodologias aplicadas pelos docentes e como esta impacta na aprendizagem dos discentes do ensino médio; adquirir prática com docentes já experientes e experimentar ferramentas tecnológicas úteis no ensino aprendizado, em particular o aplicativo Sólidos RA. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, a partir de Prodanov e Freitas (2013), Projeto Político Pedagógico e da Base Nacional Comum Curricular. Fundamentada nos subsídios dos teóricos: Pimenta (1995); Gandin (2005); Pimenta e Lima (2011) e Reis (2016). As implicações demostram a seriedade do estágio supervisionado II; da importância de um conteúdo bem planejado; que lecionar vai além de só ensinar; que ser docente não é só dar aula e a diferença na utilização da tecnologia em sala de aula. Vivenciar de perto a realidade de cada docente e discente no âmbito escolar, faz acender o profissionalismo no acadêmico. Abancar da teoria adquirida e colocá-la na prática, é desvendar um mundo de desafios diários enfrentados pelo docente e isso torna o acadêmico apto e preparado para exercer sua profissão futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilcilene Nascimento dos Santos

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - NESCAC.

Jaison Gomes dos Santos

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - NESCAC

 

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na
Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ivone Corado de Souza

Pedagoga e especialista em psicopedagogia e didática do ensino superior. Servidora pública da secretaria estadual de educação e desporto escolar. Careiro-Amazonas-Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL (CETI) PROFESSORA MARIA ADELAIDE MARINHO HORTÊNCIA. (2022). Projeto Político Pedagógico. 2022.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 15.ed. São Paulo: Loyola, 2005. Disponível em: https://doceru.com/doc/svcsnv1

PIMENTA, Selma. G. O Estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cad. Pesq. São Paulo, n94, p 58-74, ago 1995. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/612.pdf

PIMENTA, Selma. G.; LIMA, Maria. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2011. Disponível em: https://doceru.com/doc/vc1508v

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlZHVjYWNhb2Vjb250YWJpbGlkYWRlfGd4OjU5NjIxOWU5NTgwZDdlZjY

REIS, Ana Paula dos. Dificuldades dos estudantes nas disciplinas de exatas do ensino médio. 2016. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/14121/1/2016_AnaPauladosReis_tcc.pdf

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA. (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação – CESIT/UEA. APÊNDICE “A”. Art. 2º

Downloads

Publicado

15/07/2023

Como Citar

Nascimento dos Santos, N., Gomes dos Santos, J., de Oliveira Barbosa, L. S., & Corado de Souza, I. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NO ENSINO MÉDIO: PARECER NA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473588. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3588