O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO PROPOSTA DE EQUIDADE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Conceição Aparecida Brandão
  • Mariele Apolinário Daitx
  • Anne Frank Gomes de Arruda Dutra
  • Vanessa Robbi Bubula Lopes
  • Iraide Soares da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3661

Palavras-chave:

Atendimento educacional, Ensino, Equidade

Resumo

Este estudo discorre acerca das concepções da Educação especial em relação à inclusão escolar e como contribuir para a trajetória inclusiva. Na maioria das vezes os professores não estão preparados para lidarem com diferenças encontradas diante dos educandos no ambiente escolar, de maneira que possam garantir o aprendizado de todos de maneira igual, sem exclusão.  Para que haja inclusão, é necessário que os docentes tenham capacitação para lidar com todos os educandos, apesar de suas religiões, características, gêneros e culturas, além dos que têm necessidades especiais, visando que o tratamento diferenciado pode trazer sérias consequências psicológicas na vida da criança que podem permanecer para toda a vida. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico com característica qualitativa, mediada por estudos e artigos de autores renomados na área em questão com o propósito de evidenciar a importância da inclusão dos educandos, de modo geral, no processo educativo, garantindo a participação de todos de maneira eficaz, propiciando às instituições de ensino a procura por novos modelos de aprendizagem e potencializem a formação continuada de seus docentes para que possam atender essa demanda com qualidade.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Conceição Aparecida Brandão

Graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Pós graduada em Psicopedagoga e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Mariele Apolinário Daitx

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Inclusiva, Libras. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Anne Frank Gomes de Arruda Dutra

Formada em Letras e Bacharela em Direito. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Vanessa Robbi Bubula Lopes

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Iraide Soares da Silva

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

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Publicado

29/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Aparecida Brandão, C., Apolinário Daitx, M., Frank Gomes de Arruda Dutra, A., Robbi Bubula Lopes, V., & Soares da Silva, I. (2023). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO PROPOSTA DE EQUIDADE NA EDUCAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e473661. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3661

Edição

Seção

ARTIGOS

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