SIGNIFICADOS, IDENTIDADES E PERSPECTIVAS DO DISCENTE INGRESSO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO REFLEXIVO À LUZ DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3677

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Ensino superior

Resumo

O presente trabalho tangencia a ótica dos discentes acerca da graduação a qual escolheram cursar por intermédio das categorias que foram levantadas. Deste modo, percebeu-se que suas perspectivas acerca da enfermagem como profissão é confusa devido às influências históricas que se perpetuam até os dias atuais. Outrossim, a construção de sua identidade profissional não depende apenas do processo de aprendizagem, uma vez que isso depende do meio ao qual está inserido e de outros fatores externos, como cultura, economia, política, entre outros. Ao decorrer da análise, observou-se que há uma grande disputa por empregos neste âmbito e, por esta razão, exige-se um melhor aperfeiçoamento dos profissionais e uma constante atualização de seus conhecimentos para que possam acompanhar a contínua evolução dos saberes técnicos-científicos no âmbito médico-hospitalar. Portanto, a formação acadêmica é um período delicado para os recém-ingressos, pois é um momento em que precisam refletir sobre a área que optaram por atuar, os desafios que enfrentarão para concluir o curso e como esta escolha repercutirá em sua vida no âmbito profissional, pessoal e econômico. Muitos jovens, conforme constatado em algumas pesquisas e relatado neste estudo, escolhem a enfermagem como profissão sem saber suas vertentes de atuação, apenas descobrindo ao decorrer do curso, ou ao final da formação. Logo, nota-se que precisa de uma melhor atuação por parte das instituições de formação acerca da elucidação de incertezas que os estudantes de enfermagem possam ter e incentivá-los à busca por qualificações complementares para que possam ter mais oportunidades no âmbito laboral.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Nivaldo Brito Constantino

    Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu.

  • Wanderson Alves Ribeiro

    Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Pós-Graduado em Alta Complexidade com ênfase em CTI (UNIGRANRIO); Saúde da Família (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UFMA); Pediatria e Neonatologia (FAVENI); Enfermagem em Oncologia (IBRA); Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ); Enfermagem em Estomaterapia (UERJ). Docente do Curso de Graduação em enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia; CTI e Emergência; Neonatologia e Pediatria da Universidade Iguaçu; Docente na Pós-graduação em Estomaterapia da UERJ; Docente do Curso de Pós-graduação da Faculdade Bezerra de Araújo.

  • Miriam Maria Ferreira Guedes

    Enfermeira graduada pela Universidade Iguaçu.

  • Larissa Christiny Amorim dos Santos

    Enfermeira graduada pela Universidade Iguaçu.

  • Bruna Porath Azevedo Fassarella

    Enfermeira. Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade Severino Sombra. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da UNIG.

  • Keila do Carmo Neves

    Enfermeira. Pós-Graduada em Nefrologia; Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG.

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31/07/2023

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ARTIGOS

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SIGNIFICADOS, IDENTIDADES E PERSPECTIVAS DO DISCENTE INGRESSO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO REFLEXIVO À LUZ DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483677. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3677