BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Janaine Botelho Barros Moitinho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3708

Palavras-chave:

Pedagogia, Professor, Ensino, Nova BNCC

Resumo

O sistema de ensino brasileiro há alguns anos vem sendo palco de vários movimentos em busca de novas propostas curriculares para o contexto vigente, com discurso de democratizá-lo e elevar a sua qualidade sem perder de vista a diversidade sociocultural dos estudantes. É nesse cenário que em dezembro de 2017 foi aprovada e homologada a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, por meio da portaria nº 1.570. O presente trabalho visou investigar como o citado documento afetou a prática pedagógica do professor de Educação Física e quais os processos de subjetivações relacionam-se na percepção do currículo. Desse modo esperou-se identificar como os professores de Educação Física ressignificam suas práticas educativas face às proposições do aludido normativo, desvelar as apropriações dos docentes sobre as concepções da área, verificar se o texto normativo permite ao professor a produção de singularidades na sua prática pedagógica e, ainda, averiguar no discurso dos docentes subjetividades em relação ao currículo. Conclui‑se que o normativo afetou e provoca uma modelagem da prática docente, uma vez que o professor, no exercício de suas atividades, sofre diferentes formas de controle que, inexoravelmente, levam a padronizações do trabalho docente em escolas que seguem o currículo nacional.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaine Botelho Barros Moitinho

Especialização em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Dom Alberto.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017.

DELEUZE, G. Dois regimes de Loucos. Tradução de Guilherme Ivo. São Paulo: Ed. 34. 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: capitalismo & esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010.

GALEFFI, Dante Augusto. O rigor nas pesquisas qualitativas: uma abordagem fenomenológica em chave transdisciplinar. In: MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante Augusto; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências antropossociais. Salvador: EDUFBA, 2009, p.13-73, 2009.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana, BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Bogotá: Revista de investigaciones, No. 14, 2015.

Mozzato, AR. & Grzybovski, D. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 15, n. 4, pp. 731-747, Jul./Ago. 2011.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento, v. 3, n. 4, p. 54-84, 2016. Disponível em: http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/296/301. Acesso em: 10 jun. 2020.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

04/08/2023

Como Citar

Botelho Barros Moitinho, J. (2023). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483708. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3708

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias