O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS COM O USO DA PLATAFORMA KAHOOT NO AMBIENTE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3713Palavras-chave:
Estágio Supervisionado., Prática de Ensino, Software educativoResumo
O referido trabalho relata sobre as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado Amazonas (UEA). A ação foi desenvolvida nas dependências da Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, no período de 01/03/2023 a 19/04/2023, realizando visitas diárias nos espaços escolares, acompanhando cada etapa em que se deu o processo de estágio obrigatório com o propósito de observar como acontece o processo de ensino e aprendizagem no chão da escola, ouvir relatos de experiências de professores e ver a realidade dos estudantes da rede pública de ensino. O Estágio Supervisionado II consiste em observação, coparticipação e regência. A intervenção surgiu a partir da análise realizada durante as observações em sala de aula, visto que a instituição de ensino não oferece estrutura para se utilizar aparatos tecnológicos nas práticas de ensino. Dessa forma, sugeriu-se atividades utilizando métodos colaborativos por meio da plataforma kahoot nas aulas, durante a regência que ocorreu nas turmas de 2ª e 3ª série do Ensino Médio, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes e professores quanto ao uso de artefatos tecnológicos no ambiente escolar permitindo o ensino colaborativo em sala de aula, utilizando-se de conteúdos relacionados ao dia a dia e, possibilitando aos estudantes melhor desempenho na aprendizagem. O estudo teve como linha de pesquisa a qualitativa, utilizando-se de coletas de dados no espaço escolar que ocorreram por meio das visitas diárias durante o processo de Estágio Supervisionado II.
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