A REALIDADE AUMENTADA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: USO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3718

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Geometria, Sólidos RA

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a integração da Realidade Aumentada (RA) no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos no Ensino Médio. Logo, a RA como recurso tecnológico e lúdico pode ajudar nessa interação gerando compreensão dos conceitos teóricos. Pois existem muitos fatores que dificultam o aprendizado no ensino da Matemática, falta de percepção, clareza e interpretação de conceitos e medidas. O principal objetivo consiste em apresentar uma forma didática de contornar esses problemas com a RA. Portanto o uso do Aplicativo Sólidos RA de Realidade Aumentada no processo de ensino-aprendizagem mostrou-se muito eficiente, fazendo com que os alunos participassem ativamente das aulas de Matemática e atividades propostas em sala de aula. Com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que regem a educação e abordam  o uso da tecnologia no contexto educacional. O professor, enquanto mediador de conhecimento, pode inserir o uso das tecnologias na sua metodologia de ensino, trabalhar com os alunos os recursos presentes na educação para promover a aprendizagem, pois atualmente os alunos possuem acesso à tecnologia e juntamente com os professores haverá uma transmissão e troca de conhecimento por ambas as partes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ediel Moreira Alves

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

     

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

  • Ivone Conrado de Souza

    Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Referências

ALMEIDA, Mateus,L de; SANTOS, Gesinaldo. Realidade Aumentada na Educação. ANAMI, Beatriz Miho. Boas práticas de realidade aumentada aplicada à educação (Universidade Estadual de Londrina),2013.Disponível em: <http://www.uel.br/cce/dc/wp- content/uploads/TCC-BeatrizAnami-BCC-UEL-2013.pdf>. Acesso em 06 de julho de2020.

ANDRADE, Vinicius Gouveia de. O desenvolvimento do aplicativo ra.geo: contribuições da realidade aumentada para o ensino de geometria espacial.

AZUMA, Ronald (1997). A Survey of Augmented Reality. Presence. Vol. 6, pp. 355-385

BOALER, Jo et al. Seeing as understanding: The importance of visual mathematics for our brain and learning. Journal of Applied & Computational Mathematics, v. 5, n. 5, p. 1-6, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.BRASIL

DE CASTRO, Thomas Selau; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Realidade Aumentada na Educação: algumas reflexões. Recursos digitais na escola, 2021.

DEMO, Pedro. TICs e educação,2008 http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br acesso em 12 de outubro.

Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art2-vol12- julho2015.pdf. Acesso em 07 de julho de2020.

FEITOSA, Rosane Rodrigues; Aita, Keylla M. de S. U.; Silva, Aline M. L. Principais Desafios para a Inclusão dos Docentes da Rede Pública no Contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação. VIII CBIE,2019. XXV Workshop de Informática na Escola, 2019.

GUTIÉRREZ, Angel et al. Visualization in 3-dimensional geometry: In search of a framework. In: Pme Conference. THE PROGRAM COMMITTEE OF THE 18TH PME CONFERENCE, 1996. p. 1-3.

MORAES, Carolina Roberta; VARELA, Simone. 2007. Motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. 2007.

KENSKI, VANI MOREIRA. Educação e tecnologias: o no ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.

KINER,Cláudio; TORI, Romero. Fundamentos de Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; KIRNER, Cláudio; SISCOUTTO, Robson.Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Belém:Editora SBC,2006. Cap.2,p.29-45. Acesso em julho de2020.

MEDEIROS et al. A Atenção Vonluntária na Construção de Conceitos Trigonométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica. RBIE V.25, N.1-2017.

MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do aluno durante o processo de ensino- aprendizagem. Revista eletrônica de Educação, v. 1, n. 1, p. 1–15, 2007.

PALHANO, Maicon G. O.; Oliveira, Fabiane de; Grossi, Luciane. A Realidade Aumentada no Ensino de Sólidos Geométricos. VIII CBIE,2019. XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019).

ROMERO Tori, Claudio Kirner, Robson Siscoutto.Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, 2006.

Downloads

Publicado

02/08/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

A REALIDADE AUMENTADA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: USO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483718. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3718