A REALIDADE AUMENTADA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: USO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3718

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Geometria, Sólidos RA

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a integração da Realidade Aumentada (RA) no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos no Ensino Médio. Logo, a RA como recurso tecnológico e lúdico pode ajudar nessa interação gerando compreensão dos conceitos teóricos. Pois existem muitos fatores que dificultam o aprendizado no ensino da Matemática, falta de percepção, clareza e interpretação de conceitos e medidas. O principal objetivo consiste em apresentar uma forma didática de contornar esses problemas com a RA. Portanto o uso do Aplicativo Sólidos RA de Realidade Aumentada no processo de ensino-aprendizagem mostrou-se muito eficiente, fazendo com que os alunos participassem ativamente das aulas de Matemática e atividades propostas em sala de aula. Com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que regem a educação e abordam  o uso da tecnologia no contexto educacional. O professor, enquanto mediador de conhecimento, pode inserir o uso das tecnologias na sua metodologia de ensino, trabalhar com os alunos os recursos presentes na educação para promover a aprendizagem, pois atualmente os alunos possuem acesso à tecnologia e juntamente com os professores haverá uma transmissão e troca de conhecimento por ambas as partes.

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Biografia do Autor

Ediel Moreira Alves

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

 

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Ivone Conrado de Souza

Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

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Publicado

02/08/2023

Como Citar

Moreira Alves, E., de Oliveira Barbosa, L. S., & Conrado de Souza, I. (2023). A REALIDADE AUMENTADA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: USO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483718. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3718

Edição

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ARTIGOS

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