APLICAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO DE JOVENS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3722Palavras-chave:
Estágio, Ensino-aprendizagem, Softwares EducacionaisResumo
Este artigo descreve a experiência de um estágio em computação realizado em uma escola pública no interior do Amazonas. Durante o estágio, foram utilizados softwares educacionais como ferramentas pedagógicas, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e o engajamento dos alunos. A primeira etapa do estágio consistiu na observação das aulas de química, onde foi identificado que os alunos tinham dificuldades em se concentrar devido ao uso excessivo de celulares. Com base nisso, foram desenvolvidas estratégias pedagógicas para superar este desafio. Foi proposta uma aula com o uso dos softwares Lab. de Misturas e o Quizzer, que proporcionaram interação e avaliação dos alunos. Os resultados obtidos foram surpreendentes, pois os alunos se concentraram mais nas aulas e se interessaram pelo conteúdo apresentado. Além disso, esses softwares possibilitaram novas formas de disseminar o conhecimento. Em resumo, a utilização de tecnologias educacionais no ensino de química trouxe benefícios significativos, tornando as aulas mais práticas, dinâmicas e interativas.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Constituição Federal. Brasília, 1988.
BRASIL_2, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília, 1996.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. Sage Publications, 2011.
Evobooks. Lab. de Misturas. Versão 1.9. – Disponível: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.evobooks.SeparacaoDeMisturasDemo. Acessado em: 09/03/2023 às 15:32:15.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOMES, A.S.; CASTRO-FILHO, J. A. GITIRANA, V.; SPINILLP, A.; Alves, M.; MELO, M.; XIMENES, J. Avaliação de software educativo para o ensino de matemática. Em E. F. Ramos (ed.) Convergências Tecnológicas – Redesenhando as Fronteiras da Ciência e da Educação: Anais. SBC 2002. ISBN: 85-88442-27-2 v. 5.
KAAP, K., 2012. “The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education”, Pfeiffer, 2012.
Lévy, P. (1999). Cibercultura. Ed. 34.
SANCHO, Juana. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SANT’ANNA, Alexandre. NASCIMENTO, Paulo Roberto do. A história do lúdico na educação. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo – SP, 2001.
Tajra, S. F (2000). Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 2ª ed. São Paulo: Editora Érica.
VALENTE, J. A. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio. Ano I nº 1, Mai/Jul, p. 19-21. 1997.
Yanes, Sergio. Quizzer. Versão 1.8.6. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sergioyanes.quizzer. Acessado em: 09/03/2023 às 15:45:26.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.