ENSINO DA TRANSCRIÇÃO DO DNA E TRADUÇÃO DO MRNA: OBSTÁCULOS E DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE SÍNTESE PROTEICA EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3728

Palavras-chave:

Ensino, Síntese Proteica, Ensino de Ácidos Nucleicos

Resumo

O ramo da Biologia Molecular é essencial para o estudo do genoma e suas interações. Esta e outras áreas da ciência moderna são cruciais para o desenvolvimento da sociedade, pois melhoram as condições de vida e promovem a independência do país. Em sala de aula, os conteúdos abordados por esse tema tendem a ser de difícil absorção, principalmente por serem abstratos. Assim, é necessário que as metodologias de ensino-aprendizagem voltadas para esses conteúdos sejam realizadas de forma integrada e holística, levando em consideração os mais diversos recursos didáticos, lúdicos e inclusivos. Com o objetivo de investigar os tipos de recursos didáticos que têm sido utilizados em sala de aula para abordar esse tema, este trabalho teve como objetivo levantar os artigos submetidos ao Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Observou-se que o ramo de Biologia Molecular, como um todo, só começou a aparecer no ENPEC a partir de 2011. Além disso, o número de publicações nessa área é baixo em relação ao total de publicações em cada anais. A partir da análise dos artigos levantados, foi possível observar uma tendência dos autores em trabalhar com o conceito de “gene” e síntese proteica, aparecendo, respectivamente, em 5 e 4 artigos. O que esses relatórios têm em comum é a tentativa de solucionar o problema do nível de abstração e da complexidade com que o tema é abordado tanto na educação superior quanto na educação básica.

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Biografia do Autor

Raquel Fernandes Silva Chagas do Nascimento

Graduada em ciências biológicas pela faculdade Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), mestre em Biodiversidade e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e doutoranda em Medicina Tropical pela FIOCRUZ.

Daniel Pereira do Prado Dias

Graduado em Ciências Biológicas pela (UEMS) e mestre em Ensino de Ciências pela (UFMS). Pós-graduando da Especialização em Docência do IFMG-Arcos.

Gisele Silva Nogueira

Doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.

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Publicado

02/08/2023

Como Citar

Fernandes Silva Chagas do Nascimento, R., Pereira do Prado Dias, D., & Silva Nogueira, G. (2023). ENSINO DA TRANSCRIÇÃO DO DNA E TRADUÇÃO DO MRNA: OBSTÁCULOS E DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE SÍNTESE PROTEICA EM SALA DE AULA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483728. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3728

Edição

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ARTIGOS

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