PROPOSIÇÕES PARA UMA AULA INTERDISCIPLINAR EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Douglas Mendonça Garin
  • Adauto Nunes da Cunha
  • Edna Lopes Hardoim

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3734

Palavras-chave:

Complexidade, Interdisciplinaridade, espaços para aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo trazer a discussão sobre os espaços não escolarizados e seu potencial para o ensino, como forma de despertar o interesse de nossos alunos para que construam conhecimentos. Acreditamos que o trabalho com estes espaços enriquece os saberes escolares e oportuniza a compreensão de conhecimentos que não pertencem especificamente aos domínios disciplinares. Apresentaremos uma proposta multidisciplinar em um dos parques da cidade de Cuiabá no Estado do Mato Grosso, onde uma atividade composta por sete estações de observação, será o cenário de uma aula de campo, compondo uma trilha ecológica, no entanto, ela pode ser adaptada a outros locais. Acredita-se que estejamos contribuindo para que o conhecimento escolar tenha e faça sentido ao estudante e ainda que obtenha êxito em sua aprendizagem.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Douglas Mendonça Garin

    Mestre em ensino de ciências naturais – UFMT, Professor da rede estadual de educação de Mato Grosso.

     

  • Adauto Nunes da Cunha

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC UFMT, Professor do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá.

  • Edna Lopes Hardoim

    Doutora em Ecologia e Recursos Naturais -  UFSC, Professora aposentada da UFMT, Pesquisadora associada permanente dos Programas REAMEC E PROFBIO UFMT.

Referências

ANASTASIOU, Léa da graças; ALVES, Leonor Possate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Editora Univille, 2015.

ANTÔNIO, Severino. Educação e Transdiciplinaridade: crise e reencantamento da aprendizagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: Rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CASTRO, Naymy Farias. Caracterização de espaços não formais na cidade de Parintins/AM com potencial para o ensino de ciências naturais e biologia. Disponível em: << https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf 2017/26735_13363. pdf>>, acesso em 21/08/2019.

CORTELLA, Mário Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2006.

D’AMBROSIO, Ubiratan . Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

HECKHAUSEN, Heinz. Disciplina ou interdisciplinaridade. In: POMBO, Olga; GUIMARAES, Henrique Manuel; LEVY, Teresa. Interdisciplinaridade: antologia. Porto/PT: Campo das Letras, 2006 (Publicação original: Discipline et Interdisciplinarité. In: L’Interdisciplinarié: probléme de l‟enseignement et de recherche dans les universités, Paris: OCDE, 1972.)

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, Berthand Brasil, 2001.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000

MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000

NICOLESCU, Basarab. A prática da transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, B. et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000, p. 139-152.

RANGEL, Mary. Métodos de Ensino para a Aprendizagem e a Dinamização das Aulas. Campinas: Papirus Editora. 2005.

SANMARTÍ, Neus. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Sintesis Educación, 2002.

VIVEIRO, Alessandra Aparecida; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência e Tela, v.2, nº 1, 2009.

Downloads

Publicado

06/08/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

PROPOSIÇÕES PARA UMA AULA INTERDISCIPLINAR EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE APRENDIZAGEM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483734. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3734