REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ÓCIO E A CRIATIVIDADE E COMO ALGUNS DISTÚRBIOS PSÍQUICOS PODEM CONTRIBUIR NEGATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Autores

  • Vitória Guimarães Teixeira
  • Gabriel Ferreira Lopes
  • Luana Mota Lima
  • Matheus Felipe Cordeiro Souza de Almeida
  • Pedro Antônio Vieira Ferreira
  • Kemile Albuquerque Leão

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3743

Palavras-chave:

Ócio, Criatividade, Distúrbios psíquicos.

Resumo

A saúde mental tem se tornado um tema amplamente discutido na sociedade atual, especialmente em relação à sobrecarga de trabalho e ao estresse decorrente dessa condição. Este artigo de revisão tem como objetivo apresentar evidências científicas relacionando o desenvolvimento da criatividade com o ócio, identificar fatores que impactam negativamente na criatividade e discutir estratégias para estimulá-la, como o mindfulness e outras práticas de lazer. Através de uma pesquisa bibliográfica exploratória, foram selecionados artigos que abordam o tema, utilizando como base de dados o Google. A análise dos artigos revelou que o ócio criativo pode ser uma oportunidade para desenvolver a criatividade e inovação, permitindo explorar novas ideias e perspectivas. Estudos na área de neurociência indicam que o processo criativo envolve diversas áreas do cérebro, e o ócio pode estimular a interação entre essas áreas de forma mais livre e espontânea. Além disso, práticas como o mindfulness têm sido associadas à melhora na criatividade e na saúde mental. No entanto, é importante destacar que fatores como a sobrecarga de trabalho, a depressão e a síndrome de burnout podem impactar negativamente no desenvolvimento da criatividade. Portanto, estratégias para prevenir e tratar esses problemas são fundamentais para garantir a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Conclui-se que o ócio criativo pode ser uma abordagem promissora para estimular a criatividade e prevenir a síndrome de burnout, proporcionando benefícios para a saúde mental das pessoas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Guimarães Teixeira

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Gabriel Ferreira Lopes

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Luana Mota Lima

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Matheus Felipe Cordeiro Souza de Almeida

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Pedro Antônio Vieira Ferreira

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Kemile Albuquerque Leão

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Referências

AMORIM, M.A.P.; DE OLIVEIRA, I.R.; GOMES, W.B. Uso da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness na prevenção de recaída para pacientes com depressão: revisão sistemática. ResearchGate, 2018.

BARBOSA, F. A.; LUCAS, J. A. C. O ócio criativo e suas perspectivas na educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 1, p. 1-18, 2011.

BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BRAGA, L.W.; CAMPANINI, R.A.C.; TEIXEIRA, M.J. Terapia cognitiva baseada em mindfulness no atendimento clínico individual de depressão. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 42, n. 5, p. 139-142, 2015.

CAVALARI, R.S.; NASCIMENTO, A.J.S.; ALVES, G.S. Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 12, n. 2, p. 123-131, 2016.

HABOWSKI, T.A. O ócio criativo e a educação para o século XXI. Artefactum - Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 2, n. 30, p. 99-109, 2016.

JONES, Benjamin F.; WEINBERG, Bruce A. Age dynamics in scientific creativity. Pnas, 7 out. 2011. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1102895108. Acesso em: 21 jun. 2023.

LINS, A.A.A.; MIRANDA, J.G.V.; OLIVEIRA, R.G. Mindfulness, abertura para experiência e depressão: um estudo utilizando aplicativo móvel. Repositório Institucional da UFPB, 2020.

LOUREIRO, R.O. O ócio criativo e as inteligências múltiplas: dimensões de Domenico De Masi e Howard Gardner sobre o trabalho contemporâneo [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

MARINHO MACIEL, F.B.; MARTINS, V.Z. Desenvolvendo ideias criativas com neurociência: workshop para Arquitetura e Urbanismo. Academia.edu, 2017.

MEIRELES, E.; ESTEVES, F.; COSTA, M. A relação entre o estresse e o processo criativo: uma revisão integrativa. Estudos de Psicologia, v. 36, p. 425-436, 2019.

SILVA, E. M. et al. Ativação comportamental: apresentando um protocolo integrador no tratamento da depressão. Revista de Psicologia da UNESP, v. 17, n. 1, p. 56-64, 2018.

SILVA, J. F. C. et al. A combinação entre Mindfulness e método ArtSci estimula a criatividade de forma transdisciplinar. In: Anais do 13° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: Blucher, 2018. p. 1755-1766.

SOUZA, A.C.M.; ROCHA, E.C.D. A Experiência de ócio como possibilidade de prevenção à Síndrome de Burnout. PUCSP, 2016.

WAGNER, U.; GAIS, S.; HAIDER, H.; VERLEGER, R.; BORN, J. Sleep inspires insight. Nature, v. 427, p. 352-355, 2004.

Downloads

Publicado

21/08/2023

Como Citar

Guimarães Teixeira, V., Ferreira Lopes, G., Mota Lima, L., Cordeiro Souza de Almeida, M. F., Vieira Ferreira, P. A., & Albuquerque Leão, K. (2023). REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O ÓCIO E A CRIATIVIDADE E COMO ALGUNS DISTÚRBIOS PSÍQUICOS PODEM CONTRIBUIR NEGATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483743. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3743

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias