INVESTIGANDO SABERES SOBRE O MANGUE DO COCÓ EM UMA AMOSTRA DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA IRMÃ MARIA EVANETE, EM FORTALEZA-CE, BRASIL

Autores

  • Francisca Irene Gomes do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3745

Palavras-chave:

Educação Infantil – Mangue – Preservação e Sustentabilidade

Resumo

A educação é direito de todos, dever do Estado e da família. O ensino infantil deve ser acessível a todas as crianças sem discriminação de elementos da cultura, formação moral, ambiental e ética com o objetivo de enriquecer seu desenvolvimento cognitivo e sua inserção social como cidadão do mundo. No contexto, o mangue do Cocó é de grande relevância para as crianças para que elas tenham ideia desse ecossistema vítima de um processo contínuo de degradação ambiental, onde o desmatamento para construção de edificações vem comprometendo de forma preocupante a fauna e a flora. O processo de ensino e aprendizagem conecta-se com práticas vividas no cotidiano do aluno quando ele se vê no ambiente e reconhece e aplica conceitos e fundamentos científicos. Com o propósito de sondar saberes de uma amostra de alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Fortaleza-CE, um questionário foi aplicado com o objetivo de verificar se os alunos conciliavam os conteúdos de ciências relativos ao mangue, preservação e sustentabilidade, usando como exemplo o mangue do Cocó. Assim sendo, o presente artigo objetiva investigar e fomentar saberes sobre o ecossistema mangue do Cocó trabalhando como prática de ensino e aprendizagem de cunho investigativo, científico e lúdico com os alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Irene Gomes do Nascimento

Universidade Federal do Ceará - UFC.

Referências

BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF. 146p, 199.

-----------. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, 2013. Brasília, DF, 2013.

-----------. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação. Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. 1. Educação infantil.

------------. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação. Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. 1. Educação infantil.3v, 1998.

--------------. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAVALHEIRO, F.; DEL PICCHIA, P.C.D. Áreas verdes: conceitos, objetivos e diretrizes para o planejamento. In: Anais... 1º Congresso Brasileiro sobre Arborização Urbana e 4º Encontro Nacional sobre Arborização Urbana. Vitória, ES, 1992. p. 29-38.

COELHO. C .J.; SCHAEFER-NOVELLI Y.; TOGNELLA-DE-ROSA, M. Manguezais. São Paulo: Ática, 2002.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. Disponível em: Disponívelem:http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire _conscientiacao.pdf.

GUIMARÃES, M. Por uma Educação Ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, maio 2016. ISSN 19825374.

LAYRARGUES, P. P. Para onde vai a educação ambiental? O cenário políticoideológico da educação ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, agosto/dezembro de2012. p. 388-411. .

RUSSO, F.J.F. Geografia II. Coleção Pré- Universitário em Fascículos, v.1, p.56, livro 16. Smile Editorial, 2010.

QUINTAS, J. S., Salto para o Futuro, 2008.

Downloads

Publicado

13/08/2023

Como Citar

Irene Gomes do Nascimento, F. (2023). INVESTIGANDO SABERES SOBRE O MANGUE DO COCÓ EM UMA AMOSTRA DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA IRMÃ MARIA EVANETE, EM FORTALEZA-CE, BRASIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483745. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3745

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias