INVESTIGANDO SABERES SOBRE O MANGUE DO COCÓ EM UMA AMOSTRA DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA IRMÃ MARIA EVANETE, EM FORTALEZA-CE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3745Palavras-chave:
Educação Infantil – Mangue – Preservação e SustentabilidadeResumo
A educação é direito de todos, dever do Estado e da família. O ensino infantil deve ser acessível a todas as crianças sem discriminação de elementos da cultura, formação moral, ambiental e ética com o objetivo de enriquecer seu desenvolvimento cognitivo e sua inserção social como cidadão do mundo. No contexto, o mangue do Cocó é de grande relevância para as crianças para que elas tenham ideia desse ecossistema vítima de um processo contínuo de degradação ambiental, onde o desmatamento para construção de edificações vem comprometendo de forma preocupante a fauna e a flora. O processo de ensino e aprendizagem conecta-se com práticas vividas no cotidiano do aluno quando ele se vê no ambiente e reconhece e aplica conceitos e fundamentos científicos. Com o propósito de sondar saberes de uma amostra de alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Fortaleza-CE, um questionário foi aplicado com o objetivo de verificar se os alunos conciliavam os conteúdos de ciências relativos ao mangue, preservação e sustentabilidade, usando como exemplo o mangue do Cocó. Assim sendo, o presente artigo objetiva investigar e fomentar saberes sobre o ecossistema mangue do Cocó trabalhando como prática de ensino e aprendizagem de cunho investigativo, científico e lúdico com os alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola municipal.
Downloads
Referências
BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF. 146p, 199.
-----------. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, 2013. Brasília, DF, 2013.
-----------. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação. Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. 1. Educação infantil.
------------. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação. Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. 1. Educação infantil.3v, 1998.
--------------. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAVALHEIRO, F.; DEL PICCHIA, P.C.D. Áreas verdes: conceitos, objetivos e diretrizes para o planejamento. In: Anais... 1º Congresso Brasileiro sobre Arborização Urbana e 4º Encontro Nacional sobre Arborização Urbana. Vitória, ES, 1992. p. 29-38.
COELHO. C .J.; SCHAEFER-NOVELLI Y.; TOGNELLA-DE-ROSA, M. Manguezais. São Paulo: Ática, 2002.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. Disponível em: Disponívelem:http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire _conscientiacao.pdf.
GUIMARÃES, M. Por uma Educação Ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, maio 2016. ISSN 19825374.
LAYRARGUES, P. P. Para onde vai a educação ambiental? O cenário políticoideológico da educação ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, agosto/dezembro de2012. p. 388-411. .
RUSSO, F.J.F. Geografia II. Coleção Pré- Universitário em Fascículos, v.1, p.56, livro 16. Smile Editorial, 2010.
QUINTAS, J. S., Salto para o Futuro, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.