O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: MARCOS HISTÓRICOS E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ENSINO REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3752Palavras-chave:
Marco histórico, Inclusão , Educação regular, Pessoa com deficiênciaResumo
Este artigo, busca apresentar uma discussão sobre como se dá o processo de inclusão escolar no Brasil, abordando sobre os marcos históricos, avanços na educação inclusiva no ensino regular. Espero, neste trabalho acadêmico, contribuir para a discussão sobre a importância de iniciativas educacionais que visam a luta por uma sociedade justa e igualitária a todos os sujeitos, independente de suas particularidades, e assim, possam ser reconhecidos como cidadãos de bens e direitos. Entende-se que inclusão é o processo de incluir em todos os âmbitos deste ensino regular, independentemente de raça, cor, etnia etc. É de suma importância este acesso ao conhecimento e aprendizagem, pois todos os sujeitos têm direito a uma educação de qualidade. Observar-se-á que o ensino ofertado aos alunos com deficiência ainda é visto como um paradigma na sociedade a qual estes indivíduos estão inseridos. Falta de instrutura, de profissionais qualificados e recursos financeiros ainda são tidos como fatores de grande dificuldade para o desenvolvimento deste ensino e também, estes alunos são vistos como pessoas incapazes de adquirir conhecimentos e de se desenvolver.
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