AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) NA EDUCAÇÃO BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS: O APLICATIVO QUIZZER COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3760Palavras-chave:
Tdics. Quizzer. Relação Ensino-Aprendizagem. Defensores.Resumo
Este artigo trata do processo de ensino-aprendizagem permeado por tecnologias e da relação sucinta entre o ensino presencial e o ensino on-line/remoto. Abordará resumidamente sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente educacional, e especificará e mostrará um pouco mais sobre uma destas TDICs, o aplicativo (app) QUIZZER. O objetivo principal deste trabalho não é fazer com que o leitor tenha apenas a visão unilateral, e sim bilateral, ao que se refere sobre o uso das TDICs na educação, colocando seus pontos positivos e negativos, como também opiniões de autores respeitados dos dois lados, que defendem e criticam as TDICs no âmbito educacional. Mesmo defendendo um lado, como disse, nesse primeiro momento meu objetivo é ser imparcial sobre esta temática, mostrar os argumentos dos dois lados bem também como seus defensores, e permitir que o leitor também defenda ou critique, porque tem argumentos bem claros e relevantes de ambos os lados para pensar e refletir. Entretanto, o argumento principal sobre qual lado me posiciono de⅘ maneira mais clara e evidente se encontra nas considerações finais deste artigo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Mídias na educação. São Paulo: Edições Loyola 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do brasil. Brasília, 1988.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, dezembro de 1996
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2015.
SANCHO GIL, Juana M. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed 2009.
SILVA, Célia Regina de Souza; ARAGÓN, Rosane. Tecnologias digitais na educação: reflexões críticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
SILVA, Derly José Henrique. Educação, tecnologias e mídias. Brasília: Liber Livro, 2013.
VESENTINI, José William. Geografia: Geografia Geral e do Brasil, volume único 1. Ed. São Paulo: Ática 2005.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades acessado em 18/05/2023
https://querobolsa.com.br/revista/citacoes-para-redacao-sobre-tecnologia. Acessado em 17/05/23
http://tecnologiasemneura1.blogspot.com/2018/06/cibercultura-e-cultura-digital-e-tudo acesso em /8/06/23
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.