RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3770

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos., Prática docente., Tecnologia.

Resumo

Esta pesquisa apresenta o relato empírico de um estágio em Educação de Jovens e Adultos, do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizado na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, na Cidade de Coari-AM. O estágio inclui três momentos, em primeiro lugar, observar e compreender a dinâmica da escola, o desenvolvimento da turma e a situação real dos alunos. O segundo momento é a coparticipação efetiva dos estagiários na contribuição para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, o terceiro momento foi quando atuamos como regentes de turma, esse momento foi dividido em sessões mais teóricas com conceitos relacionados ao assunto de Matemática. Todos esses momentos são muito importantes porque nos permitem acesso direto à realidade vivenciada na EJA e pode-se observar o quanto essa educação precisa ser levada a sério.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Eduardo Rocha Mendes

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas.

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra - FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto - SEDUC (AM).

  • Renato de Sena Mendes

    Bibliotecário/Documentalista do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFAM), Especialização em Gestão Pública Municipal (UFAM), Mestrando em Engenharia de Produção (UFAM).

Referências

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1711-6.pdf Acesso em: 05 jun 2023.

FRANCISCO, C. M.; PEREIRA, A. M. S. Supervisão e sucesso do desempenho do aluno no estágio. Revista Digital, 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd69/aluno.htm. Acesso em: 05 jun 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, J. G.; BRITO, G. Q. Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais ISSN-e 2178-0463. Fortaleza-CE, v. 7, n. 13, p. 77-87, jul.dez 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5736923 Acesso em: 05 jun. 2023.

LOPES, G. Leituras em aulas de Física na Educação de Jovens e Adultos. 2009. 176 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/469694. Acesso em: 10 jun. 2023.

MANTOAN, M. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/PASSERINI-Gislaine-Alexandre.pdf. Acesso em: 07 jun. 2023.

SANTANA, Alex. A modalidade de ensino EJA e a inclusão digital: reflexões sobre cenário atual. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/217/A%20MODALIDADE%20DE%20ENSINO%20EJA%20E%20A%20INCLUS%C3%83O%20DIGITAL%20REFLEX%C3%95ES%20SOBRE%20O%20CEN%C3%81RIO%20ATUAL.pdf?sequence=1. Acesso em: 07 jun. 2023.

Downloads

Publicado

13/08/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE: . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483770. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3770