ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3772

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Relatos de experiências. Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem como relato as experiências e práticas educacionais realizadas no decorrer da disciplina do Estágio Supervisionado em Computação II, no curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, município de Careiro Castanho, realizado no Ensino Médio, durante o período de Estágio. As atividades práticas foram realizadas na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizada no município de Careiro-AM, as quais permitiram conhecer o ambiente e a rotina escolar dos docentes e discentes. A metodologia adotada divide-se em três etapas: (I): Observação, em que é possível conhecer a rotina do corpo docente e discente envolvidos; (II): Coparticipação, momento em que os estagiários podem acompanhar o docente e auxiliá-lo em suas aulas , conhecendo o perfil da turma, e (III): Regência, período em que, após observar o ambiente escolar e auxiliar o docente em sala de aula, os estagiários assumem o papel de docente e ministram um conteúdo selecionado de acordo com o plano de aula do docente da disciplina, e realizam atividades com os discentes como forma de avaliação. O recurso tecnológico utilizado foi o aplicativo kahoot que é uma plataforma de aprendizagem gratuita pautada em jogos, atendendo uma necessidade institucional, que busca desbloqueiar o potencial mais profundo de cada discente de todas as idades e em todos os contextos, visando complementar o processo de ensino e aprendizagem conforme as necessidades, possibilitando o aprendizado teórico em prática, conforme problemática diagnosticada em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Lusandra Nascimento de Andrade

    Formada em Administração de Empresa, Coordenadora Municipal de Politicas para Mulheres pela Secretaria de Assistencia Social (SEMAS/AM) e Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA.

  • Lidiane Castro de Oliveira

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA.

  • Luis Carlos Esmeraldo Marques

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA.

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

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Publicado

18/08/2023

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

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Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483772. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3772