ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3772

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Relatos de experiências. Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem como relato as experiências e práticas educacionais realizadas no decorrer da disciplina do Estágio Supervisionado em Computação II, no curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, município de Careiro Castanho, realizado no Ensino Médio, durante o período de Estágio. As atividades práticas foram realizadas na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizada no município de Careiro-AM, as quais permitiram conhecer o ambiente e a rotina escolar dos docentes e discentes. A metodologia adotada divide-se em três etapas: (I): Observação, em que é possível conhecer a rotina do corpo docente e discente envolvidos; (II): Coparticipação, momento em que os estagiários podem acompanhar o docente e auxiliá-lo em suas aulas , conhecendo o perfil da turma, e (III): Regência, período em que, após observar o ambiente escolar e auxiliar o docente em sala de aula, os estagiários assumem o papel de docente e ministram um conteúdo selecionado de acordo com o plano de aula do docente da disciplina, e realizam atividades com os discentes como forma de avaliação. O recurso tecnológico utilizado foi o aplicativo kahoot que é uma plataforma de aprendizagem gratuita pautada em jogos, atendendo uma necessidade institucional, que busca desbloqueiar o potencial mais profundo de cada discente de todas as idades e em todos os contextos, visando complementar o processo de ensino e aprendizagem conforme as necessidades, possibilitando o aprendizado teórico em prática, conforme problemática diagnosticada em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lusandra Nascimento de Andrade

Formada em Administração de Empresa, Coordenadora Municipal de Politicas para Mulheres pela Secretaria de Assistencia Social (SEMAS/AM) e Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA.

Lidiane Castro de Oliveira

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA.

Luis Carlos Esmeraldo Marques

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA.

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ivone Conrado de Souza

Formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Referências

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 27 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIORDANO, Carlos Vital, SIMÕES, Francis Akemi Nitto, CARVALHO, Flávio Lourenço de. Opinião dos discentes de cursos técnicos sobre a aplicação da gamificação: plataforma Kahoot. v. 20, n. 44 (2020). Research Group in InterAction and eLearning of the University of Salamanca. Disponível em: http://revistasdigitais.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1369. Acessado em: 12 nov. 2020

GOHN, M. G. Movimentos e lutas sociais na História do Brasil. São Paulo: Loyola, 1995.

LEITE, L. S. et al. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis,RJ: ed. Vozes, 2003.

LIMA, M.S.L. A formação contínua dos professores nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. 2001. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2001.

MATTAR. J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de docentes: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. bras. Estud. Pedagógicos. Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093. Acesso: 27 mar. 2023.

Downloads

Publicado

18/08/2023

Como Citar

Nascimento de Andrade, L., Castro de Oliveira, L., Esmeraldo Marques, L. C., Sergio de Oliveira Barbosa, L., & Conrado de Souza, I. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483772. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3772

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias