ESTÁGIO DE INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIZANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3782

Palavras-chave:

integração, Tecnologia, Ensino Médio, Educação, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Computação, no Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA), no qual houve a  integração da tecnologia no ensino médio, e foram exploradas estratégias para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal foi investigar como as tecnologias podem ser incorporadas de forma efetiva e significativa no contexto educacional, visando o desenvolvimento de competências dos alunos. Durante o estágio, foram observadas as aulas e realizadas atividades práticas, utilizando recursos tecnológicos como ferramentas de apoio ao ensino. O planejamento pedagógico foi direcionado à seleção adequada das tecnologias, à definição de objetivos de aprendizagem claros e à adaptação das estratégias de ensino. Além disso, foi realizado um acompanhamento do impacto das atividades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram que a integração da tecnologia proporcionou maior engajamento dos alunos, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração. Conclui-se que a utilização da tecnologia no ensino médio pode ser um recurso valioso para enriquecer as práticas educacionais, promovendo uma educação mais atualizada e alinhada às demandas da sociedade digital.

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Biografia do Autor

Daniel do Nascimento Ramos

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Rogério Brito de Oliveira

Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas.

Arley Silva de Pinho

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Francisco Rayner Barros Batista

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Gabriel Natividade da Silva

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Referências

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Publicado

12/08/2023

Como Citar

Ramos, D. do N., Barbosa, L. S. de O., Oliveira , R. B. de, Pinho, A. S. de, Batista, F. R. B., & Silva, G. N. da. (2023). ESTÁGIO DE INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIZANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483782. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3782

Edição

Seção

ARTIGOS

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