LINGUAGEM SCRATCH NA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3786

Palavras-chave:

scratch, metodologias ativas, modelagem matemática

Resumo

Este trabalho relata a experiência de um estágio supervisionado realizado nas turmas de 2º ano do ensino médio na Escola Estadual de Tempo Integral Carauari. O objetivo neste estágio foi utilizar as vantagens da disciplina de modelagem matemática, que permite diferentes tipos de metodologias, para promover a coparticipação dos alunos e que pudesse auxiliá-los, assim como o professor na criação de projetos de soluções matemáticas do mundo real, através do software de programação Scratch. Ressaltando os principais pontos na convivência de professor e estagiário com os alunos, por exemplo, a busca deles por conhecimento, mesmo após o término do estágio. O trabalho foi dividido em três fases: conceitos computacionais, construção de animações e desenvolvimento de jogos simples. Introduzindo elementos pré-existentes no software e outras figuras, além de imagens da internet, que foram utilizados na construção das animações, de modo a demonstrar também o uso prático do plano cartesiano. Por outro lado, durante a fase de desenvolvimento de jogos, os alunos utilizaram os conhecimentos e recursos para planejar suas próprias aplicações. Por fim, este trabalho também visa mostrar pontos positivos e negativos vivenciados e observados, como: o entusiasmo e interesse dos alunos, as limitações de acesso à tecnologia, a inclusão digital como forma e oportunidade, e a falta de profissionais qualificados na área da educação computacional.

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Biografia do Autor

Railson da Silva Campelo

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Arnon Antônio Pereira de Paiva

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Gabriel Rodrigues de Medeiros

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Manfred da Silva Maia

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Matheus da Silva Gomes

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Thiago da Silva Maia

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

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Publicado

14/08/2023

Como Citar

da Silva Campelo, R., Antônio Pereira de Paiva, A., Rodrigues de Medeiros, G., da Silva Maia, M., da Silva Gomes, M., & da Silva Maia, T. (2023). LINGUAGEM SCRATCH NA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483786. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3786

Edição

Seção

ARTIGOS

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