UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA CRIATIVIDADE DOS ALUNOS DA EEEP MARIA JOSÉ MEDEIROS A PARTIR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3806Palavras-chave:
Aprendizagem; Pensamento Crítico; CriatividadeResumo
Esse estudo objetivou analisar a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes do ensino médio, a partir de observações e questionamentos que estimulem a participação ativa na disciplina de Geografia, aplicados na Escola Estadual de Educação Profissional Maria José Medeiros da rede pública do estado do Ceará. Esse estudo ainda objetivou identificar os recursos utilizados pelos estudantes para compreenderem a realidade, identificando os principais meios utilizados por eles para compreenderem a própria realidade e as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de dar acesso aos estudantes a diversos recursos pedagógicos e diferentes metodologias de ensino, dentre elas, a organização de seminários, o estímulo à pesquisa em diferentes meios, desde que sejam confiáveis. Promover a autonomia e a capacidade de criar algo novo, buscar soluções para os desafios cotidianos, desenvolver a criticidade, ser protagonista, debater com consciência e sugerir melhores formas de aprendizagem. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico são competências necessárias ao enfrentamento de todos os desafios do século XXI, em todos os âmbitos da vida humana. Essas competências devem fomentar o processo educacional para obter uma educação mais interativa, dinâmica e significativa.
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