ARTE MUSICAL COMO INCLUSÃO DO ALUNO SURDO

Autores

  • Joceline Arlene Gouveia Rocha Barreto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3823

Palavras-chave:

Inclusão. Surdo. Música. Ensino. Professor.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar o desenvolvimento do sujeito surdo nas aulas de teoria musical, prática instrumental de flauta doce e instrumento de sopro clarinete. A partir deste estudo, compreender como o aluno surdo percebe a música ao seu redor e como ele se relaciona com o professor e alunos em sala de aula. A música é algo maravilhoso e através dela podemos nos expressar. Assim, o objetivo deste trabalho é observar como este sujeito surdo interage dentro deste contexto musical. A inclusão é algo que vai além da sala aula, através dela podemos observar o mundo em nossa volta. Não é porque o aluno é surdo que precisa ficar longe desta expendida obra, a música. O surdo percebe em um ângulo de 360º, ele sabe sentir, expressar-se, apaixona-se. A música traz liberdade, ela é a arte de se expressar e algo prazeroso de sentir. E este sujeito surdo pode sim, além do que imaginamos. Mas como ele pode estudar teoria musical e prática musical se este aluno não ouve? Sim, este indivíduo é capaz de sentir mais do que uma pessoa ouvinte e seus sentidos são bem apurados. Este aluno tem força, garra, perseverança para conseguir e sua dificuldade vai muito além do que podemos imaginar, mas o sujeito surdo é capaz de interagir e aprender.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joceline Arlene Gouveia Rocha Barreto

Pós-graduanda em Libras pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV). Licenciada em Pedagogia pela Universidade cidade de São Paulo (UNICID). Licenciada em Letras Libras pela Universidade Uniasselvi cidade Santa Catarina.

Referências

CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. Disponível em: <http://oscardien.myoscar.fr/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20>. Acesso em: 30 outubro. 2021.

_______. Diretrizes curriculares da educação especial para a construção de currículos inclusivos – Curitiba: SEED, ano 2006.

HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir da Gloria. A musicalidade do Surdo: representação e estigma. São Paulo: Fecho Editora, ano 2003.

HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir da Glória. A criança deficiente auditiva e suas reações a música. São Paulo: Moraes,1986.

JOSÉ, Maria. Artigo: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde. Universidade Estadual do Norte do Paraná centro de ciências humanas e da educação. Ano.2013.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. 17, Petrópolis (RJ): vozes, ano 2008.

Downloads

Publicado

31/08/2023

Como Citar

Gouveia Rocha Barreto, J. A. (2023). ARTE MUSICAL COMO INCLUSÃO DO ALUNO SURDO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483823. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3823

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias