ARTE MUSICAL COMO INCLUSÃO DO ALUNO SURDO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3823Palavras-chave:
Inclusão. Surdo. Música. Ensino. Professor.Resumo
O objetivo do presente trabalho é analisar o desenvolvimento do sujeito surdo nas aulas de teoria musical, prática instrumental de flauta doce e instrumento de sopro clarinete. A partir deste estudo, compreender como o aluno surdo percebe a música ao seu redor e como ele se relaciona com o professor e alunos em sala de aula. A música é algo maravilhoso e através dela podemos nos expressar. Assim, o objetivo deste trabalho é observar como este sujeito surdo interage dentro deste contexto musical. A inclusão é algo que vai além da sala aula, através dela podemos observar o mundo em nossa volta. Não é porque o aluno é surdo que precisa ficar longe desta expendida obra, a música. O surdo percebe em um ângulo de 360º, ele sabe sentir, expressar-se, apaixona-se. A música traz liberdade, ela é a arte de se expressar e algo prazeroso de sentir. E este sujeito surdo pode sim, além do que imaginamos. Mas como ele pode estudar teoria musical e prática musical se este aluno não ouve? Sim, este indivíduo é capaz de sentir mais do que uma pessoa ouvinte e seus sentidos são bem apurados. Este aluno tem força, garra, perseverança para conseguir e sua dificuldade vai muito além do que podemos imaginar, mas o sujeito surdo é capaz de interagir e aprender.
Downloads
Referências
CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. Disponível em: <http://oscardien.myoscar.fr/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20>. Acesso em: 30 outubro. 2021.
_______. Diretrizes curriculares da educação especial para a construção de currículos inclusivos – Curitiba: SEED, ano 2006.
HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir da Gloria. A musicalidade do Surdo: representação e estigma. São Paulo: Fecho Editora, ano 2003.
HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir da Glória. A criança deficiente auditiva e suas reações a música. São Paulo: Moraes,1986.
JOSÉ, Maria. Artigo: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde. Universidade Estadual do Norte do Paraná centro de ciências humanas e da educação. Ano.2013.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. 17, Petrópolis (RJ): vozes, ano 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.