DIÁLOGOS CONSTRUTIVOS: MIGNOLO X FREIRE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3831Palavras-chave:
Descolonial, Marxismo, Educação InfantilResumo
O presente trabalho surge da necessidade de apresentar a historicização acerca da educação na infância, percorrendo um percurso para se chegar à etapa de educação infantil. Essa etapa é foco de um determinado Projeto de Pesquisa desenvolvido em um referido Programa de Mestrado Profissional em Educação de uma Universidade Estadual no estado de Mato Grosso do Sul. Nesta proposta, associa-se os fatos históricos com as considerações acerca de como as epistemologias Descolonial e Marxista podem contribuir nas ações didáticas realizadas nessa etapa de ensino dentro de um determinado Centro de Educação Infantil assistido pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Para a realização dessa investigação, a metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, em uma perspectiva histórica, com base em pesquisa bibliográfica, documental e aspectos da organização do trabalho didático: os instrumentos de mediação utilizados nas aulas, espaço físico, recursos didáticos e tecnológicos utilizados.
Downloads
Referências
AVILA, Milena Abreu. Colonialidade e Decolonialidade: você conhece esses conceitos? Politize! 2021. Disponível em https://www.politize.com.br/colonialidade- e-decolonialidade/ Último Acesso Outubro 2022.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução: Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BARELA, J. A. Aquisição de habilidades motoras: do inexperiente ao habilidoso. Motriz, Rio Claro – SP, v. 5, n. 1, p. 53-57, 1999.
BESSA-OLIVEIRA. Marcos Antônio. Arte, Cultura e Educação na Formação Docente com perspectivas dos estudos e culturas. Revista de Educação do Programa de Pós-Graduação. Faculdade de Educação. Ano 6. Número 11. 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1990.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. FREIRE, Paulo. SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do Professor. 15ª edição. Paz e Terra. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa.
ª Ed. Paz e Terra. 2002. P. 36-52, 2004.
HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MANSON, Michael. História dos Brinquedos e dos Jogos. Brincar através dos tempos. Lisboa, Portugal: Teorema, 2002.
MIGNOLO, Walter D. La opción decolonial: desprendimiento y apertura. Um manifiesto y un caso. Tabula Rasa, n.8, p. 243-282, 2008.
MIGNOLO, Walter D. Desafios decoloniais hoje. Tradução de Marcos de Jesus Oliveira. In: Revista Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu, PR. V.1, n.1, 2017, p. 12-32. Disponível em:
https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso em: 27 de fevereiro 2020.
MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Tradução Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287- 324, 2008.
MIGNOLO, Walter. Novas reflexões sobre a ideia de América Latina: a direita, a esquerda e a opção descolonial. Caderno CRH, v. 21, n. 53, p. 239-252, maio/ago. 2008. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/ccrh/v21n53/a04v21n53.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020.
ROTERDÃ, Erasmo de. A Civilidade Pueril. Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal – 22. 2.ª Edição.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.
SILVA, Paulo Robério Ferreira. Teoria Decolonial: Horizontes epistemológicos a partir da periferia global pós-ocidental. VII Congresso em Desenvolvimento Social – Saberes e direitos em disputa – PPGDS – UNIMONTES.2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.