DIÁLOGOS CONSTRUTIVOS: MIGNOLO X FREIRE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3831Palavras-chave:
Descolonial, Marxismo, Educação InfantilResumo
O presente trabalho surge da necessidade de apresentar a historicização acerca da educação na infância, percorrendo um percurso para se chegar à etapa de educação infantil. Essa etapa é foco de um determinado Projeto de Pesquisa desenvolvido em um referido Programa de Mestrado Profissional em Educação de uma Universidade Estadual no estado de Mato Grosso do Sul. Nesta proposta, associa-se os fatos históricos com as considerações acerca de como as epistemologias Descolonial e Marxista podem contribuir nas ações didáticas realizadas nessa etapa de ensino dentro de um determinado Centro de Educação Infantil assistido pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Para a realização dessa investigação, a metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, em uma perspectiva histórica, com base em pesquisa bibliográfica, documental e aspectos da organização do trabalho didático: os instrumentos de mediação utilizados nas aulas, espaço físico, recursos didáticos e tecnológicos utilizados.
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