DIÁLOGOS CONSTRUTIVOS: MIGNOLO X FREIRE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3831

Palavras-chave:

Descolonial, Marxismo, Educação Infantil

Resumo

O presente trabalho surge da necessidade de apresentar a historicização acerca da educação na infância, percorrendo um percurso para se chegar à etapa de educação infantil. Essa etapa é foco de um determinado Projeto de Pesquisa desenvolvido em um referido Programa de Mestrado Profissional em Educação de uma Universidade Estadual no estado de Mato Grosso do Sul. Nesta proposta, associa-se os fatos históricos com as considerações acerca de como as epistemologias Descolonial e Marxista podem contribuir nas ações didáticas realizadas nessa etapa de ensino dentro de um determinado Centro de Educação Infantil assistido pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Para a realização dessa investigação, a metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, em uma perspectiva histórica, com base em pesquisa bibliográfica, documental e aspectos da organização do trabalho didático: os instrumentos de mediação utilizados nas aulas, espaço físico, recursos didáticos e tecnológicos utilizados.

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Biografia do Autor

Katia Cristiane Borges de Oliveira

Graduada em Letras – Português/Inglês (UEM), Pós-Graduada em Língua Inglesa: Ensino-Aprendizagem (UNIDERP/ANHAGUERA), Mestranda no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Marilu Ribeiro

Graduada em Pedagogia (UNESP), História (CLARETIANO), Pós-Graduada em Tecnologia na Educação (PUC), Educação Especial – Deficiência Intelectual (UEMS), Inspeção, Supervisão, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (INTERVALE), Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (INTERVALE), Mestranda no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. 

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Publicado

05/09/2023

Como Citar

Borges de Oliveira , K. C., & Ribeiro, M. (2023). DIÁLOGOS CONSTRUTIVOS: MIGNOLO X FREIRE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493831. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3831