RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: A APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM VISUAL-G NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3842Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino Médio, ProgramaçãoResumo
O artigo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada na disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), relatar as vivências no campo de atuação na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, no município de Careiro - Amazonas. De caráter descritivo qualitativo, serão apresentados alguns aspectos considerados relevantes e significativos, os quais foram observados e vivenciados durante o período de estágio, com o objetivo de concretizar os nossos conhecimentos teóricos construídos como discentes em formação do curso de Computação. A metodologia aplicada foi dividida em três etapas (I): Observação: que tem por objetivo analisar a realidade de sala de aula, examinar o papel do professor, sua postura profissional, sua metodologia, os conteúdos trabalhados, (II): Coparticipação: onde o estagiário assume um papel mais ativo, auxiliando em relação às atividades realizadas, caso seja necessário, sem interromper o desenvolvimento das aulas, e (III): Regência: ministração de aulas e essas aulas são avaliadas pelo docente supervisor do estágio a fim de contribuir com o corpo docente. As atividades práticas foram realizadas na turma da 2ª série do ensino médio, mediante o uso de recursos tecnológicos que são: PowerPoint e a ferramenta VisuAL-G como uma base e norteamento sobre conceitos de programação, proporcionando uma experiência diversificada em sala de aula. Esta experiência reforçou a importância do Estágio Supervisionado para a preparação do profissional Licenciado em Computação, graças a experiência proporcionada e aos resultados obtidos.
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Referências
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