FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO DOCENTE PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS?

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Meiriane da Anunciação Silva
  • Gilda Elaine Trevisani
  • Erika Ferreira de Souza
  • Rosiane da Conceição Abreu

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3863

Palavras-chave:

Cidadãos. Informações. Docente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição da formação docente para melhorar o ensino aprendizagem dos educandos. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográficas e os dados colhidos na literatura foram interpretados pelos métodos qualitativo e descritivo. Para o desenvolvimento do conteúdo, iniciou-se com uma análise da formação docente no Brasil, a docência na formação do professor, e por fim, apresentou-se os novos paradigmas educacionais. Concluiu-se que a formação adequada de professores é a base para a criação de escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nesse contexto, as escolas são ambientes fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e para o desenvolvimento das técnicas utilizadas pelos professores, cuja tarefa é orientar crianças, jovens e adultos no consumo de informações. Por isso é importante que os educadores estejam sempre bem preparados e informados tanto para defender os problemas globais quanto para apresentar soluções sob diferentes perspectivas. E isso só é possível com uma formação de qualidade que não se limite a aspectos técnicos ou formais.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Meiriane da Anunciação Silva

Licenciada em Pedagogia, Matemática pela Universidade Federal do Piauí e Letras - Português pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Gilda Elaine Trevisani

Graduada em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (UNISO), Letras/Literatura pela Faculdade de Ciências e Letras e Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Pós Graduada em Arte-Educação pela Faculdade Corporativa Cespi-Facespi, Educação Ambiental pela Faculdade de Conchas (Facon), Alfabetização e Letramento pela Faculdade Cidade Verde (Maringá-Paraná), Ludopedagogia pela Faculdade de Conchas (Facon), Pedagogia Sistêmica pela Faculdade Conectada Faconnect, Gestão e Mediação de Conflitos pela Faculdade Conectada Faconnect e Neurociência na Educação pela Faculdade Conectada Faconnect.  Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Erika Ferreira de Souza

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Rosiane da Conceição Abreu

Licenciada em Pedagogia e Artes. Pós graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, AEE e Sala de Recursos Multifuncionais, Ensino Religioso e Artes e Metodologia do Ensino da História e da Geografia. Mestranda em educação pela Uneatlantico.

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Publicado

18/08/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., da Anunciação Silva, M., Elaine Trevisani, G., Ferreira de Souza, E., & da Conceição Abreu, R. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO DOCENTE PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483863. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3863

Edição

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ARTIGOS

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