CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES VOLTADAS À PUBLICIDADE ODONTOLÓGICA NO INSTAGRAM: ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3903

Palavras-chave:

Ética odontológica, Odontologia, Marketing

Resumo

Como forma de captar e atrair novos pacientes para dentro do seu consultório, cirurgiões dentistas têm utilizado das redes sociais, a exemplo do Instagram, como um recurso adjuvante para disseminar seus conhecimentos e serviços. No entanto, são inúmeras as infrações éticas cometidas por eles, visto que para uma publicação ser considerada adequada eticamente, ela precisa estar dentro das normas descritas no Código de Ética Odontológico (CEO). Desse modo, é imprescindível que o profissional esteja atento a todas essas diretrizes, a fim de que o marketing odontológico traga resultados benéficos para o seu dia a dia dentro do consultório. O objetivo do trabalho é caracterizar as publicações voltadas à publicidade e propaganda de clínicas e consultórios odontológicos sob a óptica da ética odontológica, além de avaliar o conteúdo dessas postagens identificando as adequações e inadequações relativas ao CEO e as resoluções do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Os resultados demonstraram que apesar de diversas clínicas e consultórios utilizarem do engajamento do Instagram para se divulgarem, a grande maioria (82,5%) não segue as determinações impostas pelo Sistema de Conselhos de Odontologia. Sendo assim, é de extrema importância que os profissionais estejam atentos ao utilizarem da Odontologia digital como um meio de marketing, devendo-se sempre estar em conformidade com as diretrizes e regulamentações éticas, a fim de ter um retorno que contribua com o seu sucesso profissional.

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Biografia do Autor

Raiane Costa Queiróz

Acadêmica do curso de Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, MG, Brasil. 

Thiago de Amorim Carvalho

Doutor em Clínica Odontológica Integrada. Docente do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, Patos de Minas, MG, Brasil.

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Publicado

13/08/2023

Como Citar

Queiróz, R. C., & Carvalho, T. de A. (2023). CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES VOLTADAS À PUBLICIDADE ODONTOLÓGICA NO INSTAGRAM: ESTUDO TRANSVERSAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483903. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3903

Edição

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ARTIGOS

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