FATORES DE RISCO ENVOLVIDOS NA GÊNESE DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3941

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Fatores de risco; Genética; Neurobiologia.

Resumo

O TDAH é uma condição neuropsiquiátrica comum que impacta negativamente diversos aspectos do desenvolvimento dos indivíduos afetados. A etiologia do TDAH envolve uma complexa interação entre fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais, e compreender essas influências é essencial para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção mais eficazes. Objetivo: Esta revisão bibliográfica tem como objetivo aprofundar a compreensão dos fatores de risco envolvidos na gênese do TDAH em crianças e adolescentes, explorando a influência dos fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais, bem como a interação entre eles. Metodologia: A busca científica foi realizada em bases de dados como PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science e PsycINFO, usando termos de busca relacionados ao TDAH, fatores de risco, etiologia e epidemiologia. Foram selecionados estudos originais e revisões bibliográficas publicados em periódicos científicos indexados, abordando fatores de risco associados ao TDAH em crianças e adolescentes nos últimos 20 anos. Resultados e Discussão: A revisão revelou que os fatores genéticos têm um papel significativo na predisposição ao TDAH, com estimativas de herdabilidade entre 70% e 90%. Estudos genômicos identificaram genes relacionados ao sistema dopaminérgico e ao desenvolvimento cerebral como candidatos importantes na etiologia do transtorno. Além disso, fatores ambientais, como tabagismo materno durante a gravidez e consumo de álcool, estão associados a um maior risco de TDAH. Conclusão: Esta revisão bibliográfica reforça a importância de uma abordagem integrada que considere os fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais na etiologia do TDAH em crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

  • Lucas Mainardo Rodrigues Bezerra

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP.

  • Gabriel Medeiros Oliveira Pires

    Acadêmico do 6º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

  • Dara Maria Pontes Gomes

    Acadêmica do 4º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

  • Antonio Gleysson Vieira Abreu Menezes

    Acadêmico do 6º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

  • Amannda Maria Neiva dos Santos

    Acadêmica do 6º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

  • Pedro Henrique Fréres Holanda

    Acadêmico do 6º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

  • Antônio Valdir Soares de Sousa Júnior

    Acadêmico do 4º ano do curso de medicina do Centro Universitário Uninovafapi.

  • Virgínia Célia Maia Alencar Neta

    Acadêmica do 4º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

  • Gabriela Neves Pugliese

    Acadêmica do curso de medicina da UNIGRANRIO.

  • Larissa Nunes Castro

    Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi.

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Publicado

28/08/2023

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FATORES DE RISCO ENVOLVIDOS NA GÊNESE DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483941. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3941