ANALISAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ALMERINDA DE ALBUQUERQUE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3950Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Sistemas de avaliaçãoResumo
O principal propósito deste artigo foi analisar o processo de aprendizagem de leitura do primeiro ano da Escola Municipal Almerinda de Albuquerque localizada na cidade de Fortaleza-CE Brasil, com as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Município. Estas mudanças ocorreram a partir da implantação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, em 1992, pela Secretaria Estadual, objetivando fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas educacionais, com o intuito de contribuir para a melhoria na qualidade do ensino e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado do Ceará. O presente trabalho ainda identificou a literatura e as leis temáticas que concernem os conceitos do ler, assim como as práticas pedagógicas, abordando sobre o processo temático em questão nos anos iniciais do ensino fundamental nas Escolas Municipais de Fortaleza de 2014 a 2018.
Downloads
Referências
BOFF, L. Saber Cuidar. Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine e MICHELETTI, Guaraciaba. Teoria e prática da leitura. In: Coletânea de textos didáticos. Componente curricular Leitura e elaboração de textos. Curso de Pedagogia em Serviço. Campina Grande: UEPB, 2002.
BRASIL, LEI 11.738 de julho de 2008 - Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.. Disponível http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm Acesso em 18 de maio de 2019
-----------, Ministério da educação e desporto. Referencial Curricular Nacional do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclo de Língua Portuguesa). Brasília: MEC/SEF, 1998.
------------. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1997.
-------------. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Departamento da Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Brasília, 1998. V. 3, p. 151-152.
---------------. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996. 144p.
----------------, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2
FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
FREIRE, Ação cultural para a liberdade. 5ª edição. Rio de janeiro, Paz e terra, 1998.
-----------------, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
------------------, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
------------------, Pedagogia do oprimido. 5ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADELHA, Márcia Maia, Elementos que Referendam a Formação em Contexto- Distrito 2 Secretaria de Educação do Município de Fortaleza – 2017.
GERALDI, João Wanderley . O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa - Brasília, 1997. 75
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.