AVALIAÇÃO DOS BANCOS DE LEITE HUMANO DO PIAUÍ E DO BRASIL: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3958

Palavras-chave:

Banco de Leite Humano, Lactação, Nutrição

Resumo

Introdução: O Banco de Leite Humano (BHL) tem como objetivo a coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado para bebês prematuros, de baixo peso ou hospitalizados em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Objetivos: Caracterizar, por meio de dados de produção da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, as ações desenvolvidas pelo Banco de Leite Humano do Brasil, bem como, verificar e avaliar os dados do funcionamento do Banco de Leite Humano do Piauí, abrangendo cada região e comparando com os dados nacionais do ano de 2022. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico com abordagem quantitativa do tipo retrospectivo com fonte secundária sobre os registros de dados do ano de 2022. Resultados: No Estado do Piauí, o volume total coletado de leite foi 1457,8 litros e 1104,5 litros foram distribuídos, o número de doadoras foi de 1641 e receptores 1174. O volume de leite coletado nem sempre é distribuído de forma integral, de todo leite, 353,4 litros, ou seja, 24,2%, não foram distribuídos. Discussões: Com isto, o estado do Piauí encontra-se com os indicadores semelhantes à média dos indicadores nacionais, entretanto, estão aquém da média dos indicadores da Região Nordeste. Pode-se citar como fator predisponente o fato de que o estado possui apenas 01 BHL para o Estado inteiro. Conclusões: O estudo revelou que o BHL do Estado do Piauí possui uma estrutura aquém das necessidades da população. A demanda por leite supera a capacidade do BHL do Piauí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Cinthya Lima Morais

Faculdade Estácio de Teresina.

Francisco Vinicius Teles Rocha

Universidade Federal do Piauí.

Elisa Cristina Castro Moreira

Faculdade Estácio de Teresina.

José Augusto Freitas Santos

Faculdade Estácio de Teresina.

Amanda Cristine Ferreira dos Santos

Faculdade Estácio de Teresina.

Referências

ALMEIDA, J.A.G.; MAIA, P.R.S.; NOVAK, F.R. Os bancos de leite humano como suporte para a redução da mortalidade infantil: a experiência brasileira. In: Anais do II Congresso Uruguayo de Lactancia Materna; 2004 setembro 1-4; Montevideo, Uruguay. Montevideo: Sociedad Uruguaya de Pediatria; 2004. Disponível em: http://www.bvsam.cict. fiocruz.br/evcientif/2culm/2culm.htm

BARROS, M.S.; ALMEIDA, J.A.G; RABUFFETTI, A.G. REDE BRASILEIRA DE BANCOS DE LEITE HUMANO: uma rede baseada na confiança Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. abr.-jun. v. 12, n. 2, p. 125-33, 2018.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2008. 160 p.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 171, de 4 de setembro de 2006. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Funcionamento de Bancos de Leite humano. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 set. 2006.

FIOCRUZ (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ). Portal da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Disponível em:<https://producao.redeblh.icict.fiocruz.br/portal_blh . Acesso em: 20 abr. 2023.

MORAIS, A. C.; GUIRARDI, S. N.; MIRANDA, J. O. F. Práticas de aleitamento materno em unidade de terapia intensiva neonatal. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 34, 2020.

SILVA, N. V. N.; PONTES C. M.; SOUSA M. F. C.; VASCONCELOS M. G. L. Tecnologias em saúde e suas contribuições para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 589-602, 2019.

VIECZOREK, A. L., WOLFF, L.D.G. Evaluation of Human Milk Banks in Paraná - Br: a comparative study. Online Brazilian Journal of Nursing, North America, 11, apr. 2012.

Downloads

Publicado

07/09/2023

Como Citar

Lima Morais, E. C., Teles Rocha, F. V., Castro Moreira, E. C., Freitas Santos, J. A., & Ferreira dos Santos, A. C. (2023). AVALIAÇÃO DOS BANCOS DE LEITE HUMANO DO PIAUÍ E DO BRASIL: UM ESTUDO COMPARATIVO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493958. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3958