RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3960

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Relatos de Experiências, Kahoot

Resumo

Este artigo relata as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Computação II, na modalidade de ensino médio, realizado na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizada no município de Careiro, Amazonas. O estágio supervisionado é uma oportunidade valiosa para o licenciando complementar seus conhecimentos teóricos por meio da aplicação prática, promovendo a integração entre teoria e prática. O artigo destaca a importância do estágio supervisionado no desenvolvimento da carreira docente, enfatizando a utilização de recursos tecnológicos e softwares educacionais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a importância do plano de ação. O artigo descreve as etapas do estágio supervisionado, incluindo observação, coparticipação e regência, destacando a importância de cada uma delas no desenvolvimento dos estagiários. A regência é ressaltada como um momento significativo em que os estagiários aplicam seus conhecimentos, planejam aulas e utilizam ferramentas tecnológicas, como a plataforma Kahoot, para promover uma aprendizagem dinâmica e interativa. O artigo conclui enfatizando a importância do estágio supervisionado na formação dos futuros educadores, destacando a integração da tecnologia como recurso enriquecedor e a necessidade de abordagens pedagógicas inovadoras para promover uma educação de qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe de Souza Pinheiro

    Acadêmico de Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Pedagoga e especialista em psicopedagogia e didática do ensino superior. Servidora pública da secretaria estadual de educação e desporto escolar. Careiro-Amazonas-Brasil.

Referências

DIAS, Rosilana Aparecida; DOS SANTOS, Josiane Cristina. Um olhar sobre o estágio supervisionado na Licenciatura em Computação. Lynx, v. 2, 2022.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629> Acesso em: 20 junho 2023.

OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma Soares Lima. Formação de professores em ciências sociais: desafios e possibilidades a partir do estágio e do PIBID. Revista Inter-Legere, n. 13, p. 140-162, 2013.

Silva, J. M., & Souza, F. S. (2023). A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA E AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO CURRÍCULAR COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO. Revista Interdisciplinar Sulear, 14, 111–125. Recuperado de <https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6602> Acesso em: 23 junho 2023.

PAMPLONA, Admur Severino; COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CONEDU, n.25/2020.

Downloads

Publicado

05/09/2023

Como Citar

RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO-AM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493960. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3960