UTILIZANDO A PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CENTRO EDUCACIONAL JOÃO LOBO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO – AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3980

Palavras-chave:

Interatividade. Gamificação. Aval. Engajamento. Aprendizagem colaborativa. Feedback instantâneo.

Resumo

Este artigo explora a experiência do estágio supervisionado como parte essencial da preparação acadêmica, com destaque para sua aplicação no contexto do 9º ano do ensino fundamental. Realizado como componente da disciplina de Estágio Supervisionado em Computação I, integrado ao currículo da Licenciatura em Computação no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho (NESCAC), vinculado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), essa atividade prática é respaldada pela obrigatoriedade pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A preocupação dos docentes com a falta de interesse e motivação dos alunos ao transmitir conhecimento de forma tradicional. A introdução da tecnologia, especialmente a utilização de recursos tecnológicos como imagens digitais e plataformas gamificadas, tem sido adotada como uma estratégia para enriquecer a experiência pedagógica e promover a interação entre os alunos. A gamificação, baseada em controle de jogos, é vista como uma abordagem que pode envolver e motivar os alunos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e efetivo. O estudo pretende explorar a aplicação dessa abordagem inovadora na plataforma Kahoot, compartilhando experiências vivenciadas em sala de aula no Centro Educacional João Lobo, analisando o impacto e o potencial que ela pode oferecer para os alunos do Ensino Fundamental II.

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Biografia do Autor

  • Kamila Rodrigues Fonte

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Luis Carlos Esmeraldo Marques

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Eduardo Santos da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Luan Roberto Souza e Souza

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Ediel Moreira Alves

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Karen Moreira Nogueira

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Pedagoga e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

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Publicado

07/09/2023

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

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Como Citar

UTILIZANDO A PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CENTRO EDUCACIONAL JOÃO LOBO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO – AM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493980. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3980