UTILIZANDO A PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CENTRO EDUCACIONAL JOÃO LOBO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO – AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3980

Palavras-chave:

Interatividade. Gamificação. Aval. Engajamento. Aprendizagem colaborativa. Feedback instantâneo.

Resumo

Este artigo explora a experiência do estágio supervisionado como parte essencial da preparação acadêmica, com destaque para sua aplicação no contexto do 9º ano do ensino fundamental. Realizado como componente da disciplina de Estágio Supervisionado em Computação I, integrado ao currículo da Licenciatura em Computação no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho (NESCAC), vinculado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), essa atividade prática é respaldada pela obrigatoriedade pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A preocupação dos docentes com a falta de interesse e motivação dos alunos ao transmitir conhecimento de forma tradicional. A introdução da tecnologia, especialmente a utilização de recursos tecnológicos como imagens digitais e plataformas gamificadas, tem sido adotada como uma estratégia para enriquecer a experiência pedagógica e promover a interação entre os alunos. A gamificação, baseada em controle de jogos, é vista como uma abordagem que pode envolver e motivar os alunos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e efetivo. O estudo pretende explorar a aplicação dessa abordagem inovadora na plataforma Kahoot, compartilhando experiências vivenciadas em sala de aula no Centro Educacional João Lobo, analisando o impacto e o potencial que ela pode oferecer para os alunos do Ensino Fundamental II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Rodrigues Fonte

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Luis Carlos Esmeraldo Marques

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Eduardo Santos da Silva

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Luan Roberto Souza e Souza

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Ediel Moreira Alves

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Karen Moreira Nogueira

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho-AM - NESCAC/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ivone Conrado de Souza

Pedagoga e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Referências

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente, Cascavel, 2008. Disponível em: < http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2028.pdf> Acesso em: 15, Junho 2023.

BRAGA, Suely. A importância da poesia na formação do leitor. Escrita Criativa. Disponível em: < https://www.escritacriativa.com.br/?cid=5426&wd=Reflex%F5es >: Acesso em: 20, Julho de 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CARVALHO, Carla Joana. Ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais através da aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com alunos de 9º ano, centrado no tema sistema digestivo. Tese de Mestrado. Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 2009.

CASTRO.A.T.K.A; SALVA.S. Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de pedagogia. IX ANPED Sul-Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul UFSM, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/532/437> Acessado em: 15 de Junho 2023.

COELHO, P. M. F.; COSTA, Marcos. Entre o game educativo e a obra literária: a educação inserida nas novas mídias. Educaonline. Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 91-111, 2013.

Entenda a importância da tecnologia em sala de aula. MOVPLAN, 2020. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=como+fazer+referencia+de+site&rlz=1C1GCEA_enBR1025BR1025&oq=como+&aqs=chrome.3.69i57j0i512j0i3j69i59j0i512j69i60l2j69i61.9871j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 20, Julho de 2023.

FRASCA, Gonzalo. Simulation versus narrative: introduction to ludology. Video/Game/Theory. Edited by Mark J.P. Wolf and Bernard Perron. Routledge, 2003.

GAZOTTI-VALLIM, M. A. (2017). Vivenciando inglês com Kahoot. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, 38(1), p. 1-18

KAPP, K. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012.

LINO e GONZAGA, Matheus a. e Léo. Como utilizar o Kahoot. CEDUC, 2020. Disponível em <https://ceduc.unifei.edu.br/tutoriais/como-utilizar-a-plataforma-kahoot/>. Acesso em 15 de Junho de 2023.

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

RAMOS, Marise. Integração Curricular dos Ensinos Médio e Técnico:Dimensões Políticas e Pedagógicas. Texto elaborado para discussão com docentes do sistema estadual do Paraná, 1990.

SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.) Saberes e incertezas sobre currículo. Editora Penso, 2013.

TARDIF, M. (2011). Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Downloads

Publicado

07/09/2023

Como Citar

Rodrigues Fonte, K., Esmeraldo Marques, L. C., Santos da Silva, E., Roberto Souza e Souza, L., Moreira Alves, E., Moreira Nogueira, K., … Conrado de Souza, I. (2023). UTILIZANDO A PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CENTRO EDUCACIONAL JOÃO LOBO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO – AM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493980. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3980

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias