CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO BRANCO – ACRE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3995Palavras-chave:
Primeiros socorros; Educação; ConhecimentoResumo
Introdução: Primeiros socorros são cuidados prestados à vítima de situações de urgência e emergência visando garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento de lesões. As principais ocorrências acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo os profissionais da educação, os primeiros a terem contato com o incidente até a chegada do serviço de urgência e emergência. Objetivo: identificar o conhecimento dos profissionais da educação acerca dos primeiros socorros em uma escola pública de Rio Branco - Acre. Método: Trata-se de um estudo de natureza básica, de caráter exploratório-descritiva, com abordagem qualiquantitativa envolvendo 31 profissionais da educação. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para reconhecimento da situação dos profissionais da educação acerca da prestação de cuidados em primeiros socorros. Resultados: Observou-se que 71% dos profissionais da educação nunca realizaram nenhum tipo de capacitação em noções de primeiros socorros os conhecimentos sobre primeiros socorros se mostraram insuficientes e a maioria dos participantes, embora considerassem orientações importantes, se sentiam despreparadas para atendimento de alguma emergência no espaço escolar. Conclusão: Se faz necessária a realização de ações e medidas de capacitação da equipe de profissionais em primeiros socorros a fim de que se cumpra a legislação vigente, bem como essas orientações também podem ser estendidas aos estudantes.
Downloads
Referências
GALINDO NETO, N. M. et al. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, v.71 p.1775-1782, 2017.
MAGALHÃES, D.F. et al. Acidentes na primeira infância: contribuições da Enfermagem na construção de orientações preventivas. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e21010212415, 2021.
SÃO PAULO. Secretaria da Saúde. Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas/ Secretaria da Saúde. Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde. CODEPPS. São Paulo: SMS, 2007.
POSSUELO, L.G. et al. Primeiros socorros na educação infantil. 1. ed. - Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2022. Disponível em: www.unisc.br/edunisc.
TINOCO, V. A. et al. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em Primeiros Socorros. Revista Transformar, n.6, 106p, 2014. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/16/15.Acesso em junho de 2022.
LEITE, H. S. et al. Primeiros socorros na escola: Conhecimento da equipe que compõe a gestão educacional. Temas em Saúde, p. 290-312, 2018.
FERREIRA, J; SOUZA, T. V. Desobstrução de vias aéreas superiores em crianças menores de um ano. Revista Enfermagem Profissional, v.1, n.1, p. 268 2014.
BRASIL. Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários[…]. Brasília: Presidência da República[2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2018/lei/l13722.htm.
CARVALHO, L. S. et al. A abordagem de Primeiros Socorros realizada pelos professores em uma Unidade de Ensino Estadual em Anápolis – GO. Ensaios Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v.18, n.1, 25p, 2014. Disponível em http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensaioeciencia/article/view/407/2899. Acesso em maio de 2022.
PEREIRA, R.S. et al. A mulher no mercado de trabalho no Brasil. II Jornada internacional de políticas públicas. São Luís, 2005.
ALMEIDA, J. N. et al. Primeiros socorros no âmbito escolar: necessidade versus desafios. Temas em Saúde: João Pessoal, 2020.
NASCIMENTO, L.G. et al. Primeiros socorro no âmbito escolar: uma discussão indispensável. Conedu: VI congresso nacional de educação, 2018.
BUCK, E. M. et al. Caminho educacional baseado em evidencias para a integração do treinamento em primeiros socorros nos currículos escolares. Ressuscitação, v.94, n.1, p.8-22, 2015.
DANTAS, R. A. et al. Abordagem dos primeiros socorros na escola: crianças, adolescentes e professores aprendendo a salvar vidas. Enfermagem Brasil, v.17, n.3, p.259-265, 2018.
MOTTA, M. V. et al. Urgência e emergência: os conceitos frente às normas administrativas e legais e suas implicações na clínica médica. Revista de Saúde ética e Justiça, v.22, n.2, p81-94, 2017.
BOPSIN, M. S; HAN, N. R. Conhecimento sobre primeiros socorros dos profissionais que atuam em escolas públicas em um munícipio do Sul Catarinense. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de curso (Obtenção do título de Enfermeiro) - Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, Criciúma-SC, 2022.
BASTARRICA, E. G et al. Perfil epidemiológico dos pacientes em parada cardiorrespiratória: uma revisão integrativa/ Epidemiological profile of crdiorespiratory parade patients: and integrative review. Research, Society and Development, v.9, n.12, p. 1-13, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.