CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO BRANCO – ACRE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3995Palavras-chave:
Primeiros socorros; Educação; ConhecimentoResumo
Introdução: Primeiros socorros são cuidados prestados à vítima de situações de urgência e emergência visando garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento de lesões. As principais ocorrências acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo os profissionais da educação, os primeiros a terem contato com o incidente até a chegada do serviço de urgência e emergência. Objetivo: identificar o conhecimento dos profissionais da educação acerca dos primeiros socorros em uma escola pública de Rio Branco - Acre. Método: Trata-se de um estudo de natureza básica, de caráter exploratório-descritiva, com abordagem qualiquantitativa envolvendo 31 profissionais da educação. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para reconhecimento da situação dos profissionais da educação acerca da prestação de cuidados em primeiros socorros. Resultados: Observou-se que 71% dos profissionais da educação nunca realizaram nenhum tipo de capacitação em noções de primeiros socorros os conhecimentos sobre primeiros socorros se mostraram insuficientes e a maioria dos participantes, embora considerassem orientações importantes, se sentiam despreparadas para atendimento de alguma emergência no espaço escolar. Conclusão: Se faz necessária a realização de ações e medidas de capacitação da equipe de profissionais em primeiros socorros a fim de que se cumpra a legislação vigente, bem como essas orientações também podem ser estendidas aos estudantes.
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