A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A APRENDIZAGEM SE DESENVOLVE ATRAVÉS DO ATO DE BRINCAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4001Palavras-chave:
Educação, infantil, Ludicidade, Prática docente, Desenvolvimento.Resumo
A educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, é a fase de desenvolvimento da criança. Este trabalho visa mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil em sala de aula. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo, e tem por objetivo geral avaliar a importância da ludicidade na prática docente e no ensino e na aprendizagem da criança na educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida através de trabalhos já publicados, tais como: Monografias, Teses e Artigos que tratam da importância de se trabalhar o lúdico em sala de aula. Alguns teóricos que embasaram essa pesquisa foram: Winnicott (1982), Vygotsky (1991), Chateau (1987), dentre outros. Com essa pesquisa foi possível observar que a ludicidade é essencial na prática pedagógica do docente para o desenvolvimento do aluno de forma prazerosa, apontando que o professor deve trabalhar com jogos e brincadeiras na sua sala de aula para que o aluno possa se desenvolver de forma efetiva e autônoma.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. v. 12, 2009.
BÖHM, Ottopaulo. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação. Educação e a Interface com a Rede de Proteção Social da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. p.1-20, 2015. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Ottopaulo-B%C3%B6hm.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias =13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 acesso em 19/11/2018.
_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHATEAU, JEAN. O Jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.
________. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
LOPES, Vanessa Gomes, Linguagem do Corpo e Movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.
LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP : Atlas, 1992.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1 Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
MARTINI, Marilene. Docente do departamento de psicologia da universidade federal de são carlos e do PPGEES/CECH. Acadêmica do curso de pedagodia das faculdades integrada de cacoal-UNESC/RO.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em adminsitração, São Paulo. V. 1, nº 3, 2ºsem. 1996. Disponível em: http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_3/Suely%20Barros%20Bernardino%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 19 de abril de 2014.
ROCHA, Douglas Diego Palmeira; HOFFMAN, Jéssica Fernanda de Andrade; RODRIGUES, Paula Margherita Maria de Oliveira; Faz de conta segundo Vygotsky. Disponível em: acesso em: 15 jul 2018.
WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC‐ Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1982.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L. A. Aprendizagem, Desenvolvimento e Linguagem. 2 Ed. São Paulo: Icon,1998.
VYGOTSKI, L. S. Fundamentos da Defctologia: Obras Escogidas V. Madri: Visor, 1997.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.