A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A APRENDIZAGEM SE DESENVOLVE ATRAVÉS DO ATO DE BRINCAR

Autores

  • Francisco Roberto Diniz Araújo https://orcid.org/0000-0002-0338-5212
  • Roberta Naianny Bezerra de Medeiros
  • José Américo Suassuna Vieira Rodrigues
  • Edinete Pereira dos Santos
  • Cid Pereira de Araújo
  • Uiliana Batista de Brito
  • Maria de Fátima Pereira dos Santos
  • Juscelino Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4001

Palavras-chave:

Educação, infantil, Ludicidade, Prática docente, Desenvolvimento.

Resumo

A educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, é a fase de desenvolvimento da criança. Este trabalho visa mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil em sala de aula. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo, e tem por objetivo geral avaliar a importância da ludicidade na prática docente e no ensino e na aprendizagem da criança na educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida através de trabalhos já publicados, tais como: Monografias, Teses e Artigos que tratam da importância de se trabalhar o lúdico em sala de aula. Alguns teóricos que embasaram essa pesquisa foram: Winnicott (1982), Vygotsky (1991), Chateau (1987), dentre outros. Com essa pesquisa foi possível observar que a ludicidade é essencial na prática pedagógica do docente para o desenvolvimento do aluno de forma prazerosa, apontando que o professor deve trabalhar com jogos e brincadeiras na sua sala de aula para que o aluno possa se desenvolver de forma efetiva e autônoma.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Roberto Diniz Araújo

    Graduação em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura )pela Universidade Federal da Paraíba; Mat. Medicina veterinária Instituto Federal da Paraíba - IFPB; Cursando Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário - UNIFIP - Patos PB, Bacharel em teologia - FATERJ. Doutorado em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University - Flórida EUA, Doutorante em Humanidades Y Artes com Menção en Educación pela Universidad Nacional de Rosario UNR - Argentina - Arg. Mestrado em Ciências da Educação USA; Maestría en Ciencias de la Educación pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS Paraguai y Doctorado Ciencias de la Educación pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS Paraguai. Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê; Especialista Direitos Humanos pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; Especialista em Psicopedagogia clinica e Institucional pela União de Escolas Superiores da UNESF; Especialista em Educação Especial. Especialização em Ecologia e Sustentabilidade Ambiental. Cursando Especialização em Ciência e Matemática pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB e POSDOCTORADO EN PSICOLOGIA CON ORIENTACIÓN EN METODOLOGÍA DE LA REVISIÓN Universidad de Flores - UFLO Buenos Aires Argentina. Pós-Doutorando Em "AS GERAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS NO MARCO DOS DIREITOS SOCIAIS em Perspectiva Comparada: Brasil e Espanha pela Universidade de Salamanca - USAL e Pós doutor em Educação Especial pela Université Libre des Sciences de lHomme de Paris - Paris França. 

  • Roberta Naianny Bezerra de Medeiros

    Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós graduada em História e Cultura afro-brasileira pela Faculdade Dom Alberto. Pós graduada em Libras pelo Instituto Federal da Paraíba. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. 

  • José Américo Suassuna Vieira Rodrigues

    Graduado em Letras - Inglês pela Universidade Federal da Paraíba UFPB.

  • Edinete Pereira dos Santos

    Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA. Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Educacional Barão de Mauá, Especialização em Orientação e Supervisão Educacional pelo Instituto Educacional São Luiz, Especialização em Libras pelo Instituto Federal da Paraíba- IFPB. Mestre em Educação Word University Ecumenical. Especialização em Educação Infantil pelo Instituto Educacional São Luiz. Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação -Prefeitura Municipal de São Bento PB. 

  • Cid Pereira de Araújo

    Gaduação em licenciatura em Computação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação de São Bento - PB - professor.

  • Uiliana Batista de Brito

    Licenciatura em Pedagogia pela UNINTA. Professora lotada na Secretaria Municipal de Educação de São Bento - PB.

  • Maria de Fátima Pereira dos Santos

    Licenciatura plena em Pedagogia pela UNINTA. Professora lotada na Secretaria Municipal de Educação de São Bento - PB.

  • Juscelino Pereira dos Santos

    Licenciatura plena em Pedagogia pela UNINTA. Professor lotado na Secretaria Municipal de Educação de São Bento - PB.

Referências

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. v. 12, 2009.

BÖHM, Ottopaulo. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação. Educação e a Interface com a Rede de Proteção Social da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. p.1-20, 2015. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Ottopaulo-B%C3%B6hm.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias =13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 acesso em 19/11/2018.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHATEAU, JEAN. O Jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

________. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

LOPES, Vanessa Gomes, Linguagem do Corpo e Movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.

LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP : Atlas, 1992.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1 Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

MARTINI, Marilene. Docente do departamento de psicologia da universidade federal de são carlos e do PPGEES/CECH. Acadêmica do curso de pedagodia das faculdades integrada de cacoal-UNESC/RO.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em adminsitração, São Paulo. V. 1, nº 3, 2ºsem. 1996. Disponível em: http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_3/Suely%20Barros%20Bernardino%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 19 de abril de 2014.

ROCHA, Douglas Diego Palmeira; HOFFMAN, Jéssica Fernanda de Andrade; RODRIGUES, Paula Margherita Maria de Oliveira; Faz de conta segundo Vygotsky. Disponível em: acesso em: 15 jul 2018.

WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC‐ Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1982.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L. A. Aprendizagem, Desenvolvimento e Linguagem. 2 Ed. São Paulo: Icon,1998.

VYGOTSKI, L. S. Fundamentos da Defctologia: Obras Escogidas V. Madri: Visor, 1997.

Downloads

Publicado

05/09/2023

Como Citar

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A APRENDIZAGEM SE DESENVOLVE ATRAVÉS DO ATO DE BRINCAR. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494001. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4001