PLAYFULNESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: LEARNING IS DEVELOPED THROUGH THE ACT OF PLAYING

Authors

  • Francisco Roberto Diniz Araújo https://orcid.org/0000-0002-0338-5212
  • Roberta Naianny Bezerra de Medeiros
  • José Américo Suassuna Vieira Rodrigues
  • Edinete Pereira dos Santos
  • Cid Pereira de Araújo
  • Uiliana Batista de Brito
  • Maria de Fátima Pereira dos Santos
  • Juscelino Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4001

Keywords:

 Early childhood education, the first stage

Abstract

 Early childhood education, the first stage of Basic Education, is the child's development phase. This work aims to show the importance of playfulness in child development in the classroom. This research is bibliographical and qualitative in nature, and its general objective is to analyze the importance of playfulness in the pedagogical practice of teaching and learning children in early childhood education. The research was developed through works already published, such as: Monographs, Theses and Articles that deal with the importance of working with the ludic in the classroom. Some theorists who supported this research were: Winnicott (1982), Vygotsky (1991), Chateau (1987), among others. With this research, it was possible to observe that playfulness is essential in the teacher's pedagogical practice for the development of the student in a pleasant way, pointing out that the teacher must work with games and games in his classroom so that the student can develop effectively. and autonomous.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Roberto Diniz Araújo

Graduação em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura )pela Universidade Federal da Paraíba; Mat. Medicina veterinária Instituto Federal da Paraíba - IFPB; Cursando Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário - UNIFIP - Patos PB, Bacharel em teologia - FATERJ. Doutorado em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University - Flórida EUA, Doutorante em Humanidades Y Artes com Menção en Educación pela Universidad Nacional de Rosario UNR - Argentina - Arg. Mestrado em Ciências da Educação USA; Maestría en Ciencias de la Educación pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS Paraguai y Doctorado Ciencias de la Educación pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS Paraguai. Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê; Especialista Direitos Humanos pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; Especialista em Psicopedagogia clinica e Institucional pela União de Escolas Superiores da UNESF; Especialista em Educação Especial. Especialização em Ecologia e Sustentabilidade Ambiental. Cursando Especialização em Ciência e Matemática pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB e POSDOCTORADO EN PSICOLOGIA CON ORIENTACIÓN EN METODOLOGÍA DE LA REVISIÓN Universidad de Flores - UFLO Buenos Aires Argentina. Pós-Doutorando Em "AS GERAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS NO MARCO DOS DIREITOS SOCIAIS em Perspectiva Comparada: Brasil e Espanha pela Universidade de Salamanca - USAL e Pós doutor em Educação Especial pela Université Libre des Sciences de lHomme de Paris - Paris França. 

Roberta Naianny Bezerra de Medeiros

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós graduada em História e Cultura afro-brasileira pela Faculdade Dom Alberto. Pós graduada em Libras pelo Instituto Federal da Paraíba. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. 

José Américo Suassuna Vieira Rodrigues

Graduado em Letras - Inglês pela Universidade Federal da Paraíba UFPB.

Edinete Pereira dos Santos

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA. Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Educacional Barão de Mauá, Especialização em Orientação e Supervisão Educacional pelo Instituto Educacional São Luiz, Especialização em Libras pelo Instituto Federal da Paraíba- IFPB. Mestre em Educação Word University Ecumenical. Especialização em Educação Infantil pelo Instituto Educacional São Luiz. Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação -Prefeitura Municipal de São Bento PB. 

Cid Pereira de Araújo

Gaduação em licenciatura em Computação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação de São Bento - PB - professor.

Uiliana Batista de Brito

Licenciatura em Pedagogia pela UNINTA. Professora lotada na Secretaria Municipal de Educação de São Bento - PB.

Maria de Fátima Pereira dos Santos

Licenciatura plena em Pedagogia pela UNINTA. Professora lotada na Secretaria Municipal de Educação de São Bento - PB.

Juscelino Pereira dos Santos

Licenciatura plena em Pedagogia pela UNINTA. Professor lotado na Secretaria Municipal de Educação de São Bento - PB.

References

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. v. 12, 2009.

BÖHM, Ottopaulo. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação. Educação e a Interface com a Rede de Proteção Social da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. p.1-20, 2015. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Ottopaulo-B%C3%B6hm.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias =13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 acesso em 19/11/2018.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHATEAU, JEAN. O Jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

________. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

LOPES, Vanessa Gomes, Linguagem do Corpo e Movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 1991.

LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. SP : Atlas, 1992.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1 Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

MARTINI, Marilene. Docente do departamento de psicologia da universidade federal de são carlos e do PPGEES/CECH. Acadêmica do curso de pedagodia das faculdades integrada de cacoal-UNESC/RO.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em adminsitração, São Paulo. V. 1, nº 3, 2ºsem. 1996. Disponível em: http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_3/Suely%20Barros%20Bernardino%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 19 de abril de 2014.

ROCHA, Douglas Diego Palmeira; HOFFMAN, Jéssica Fernanda de Andrade; RODRIGUES, Paula Margherita Maria de Oliveira; Faz de conta segundo Vygotsky. Disponível em: acesso em: 15 jul 2018.

WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC‐ Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1982.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L. A. Aprendizagem, Desenvolvimento e Linguagem. 2 Ed. São Paulo: Icon,1998.

VYGOTSKI, L. S. Fundamentos da Defctologia: Obras Escogidas V. Madri: Visor, 1997.

Published

05/09/2023

How to Cite

Diniz Araújo, F. R., Bezerra de Medeiros , R. N., Suassuna Vieira Rodrigues, J. A., Pereira dos Santos, E., Pereira de Araújo, C., Batista de Brito, U., … Pereira dos Santos, J. (2023). PLAYFULNESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: LEARNING IS DEVELOPED THROUGH THE ACT OF PLAYING. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494001. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4001