EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – GAMIFICAÇÃO DESPLUGADA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

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DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4003

Palavras-chave:

Estágio, Supervisionado, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Computação I, do Curso Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, realizado nas turmas do fundamental I, na Escola Municipal João Lobo, localizado no Município de Careiro-AM, situado à Rua Jasmim, s/n, Bairro Novo horizonte. No decorrer do estágio foi desenvolvida uma proposta de gamificação de forma desplugada, ou seja, sem uso de eletrônicos que se adaptasse à realidade do professor e alunos. A metodologia seguiu as etapas de: observação, coparticipação que ao finalizar essas etapas o estagiário elaborou um plano de ação com professor se baseando na problemática observada em sala de aula. Dessa forma, foi feito um jogo com dados para percorrer uma pista com etapas, tudo feito manualmente. Esse jogo foi criado para torna as aulas mais atraentes ao aluno e aumentar a participação e engajamento em sala de aula com os conteúdos ministrados pelo professor.   

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Biografia do Autor

  • Leonardo Leite da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM – NESCAC/UEA

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Pós-graduada em Psicopedagogia pela faculdade Táhirih, Amazonas, Brasil. Pedagoga na Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM).

Referências

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Publicado

07/09/2023

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

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Como Citar

EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – GAMIFICAÇÃO DESPLUGADA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494003. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4003