ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UTILIZANDO O VISUAL-G COMO FERRAMENTA PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4026

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Programação, Computação

Resumo

Este trabalho é um relato de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Computação II, realizado na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, na modalidade de Ensino Médio. O Estágio Supervisionado faz parte do Curso de Licenciatura em Computação do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - (NESCAC), da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Durante as atividades práticas foram coletadas as informações no caderno de campo dos acadêmicos, referentes às experiências vivenciadas durante as 3 etapas que compõem os procedimentos metodológicos, sendo a primeira etapa de observação, seguida da etapa de coparticipação. Tal experiência foi importante para conhecer a escola, a gestora, os docentes, os funcionários e os alunos, além de vivenciar a realidade em sala de aula, para conhecer o processo de ensino e aprendizagem, o perfil dos alunos, a metodologia de ensino, buscando identificar problemas para a serem solucionados na etapa de regência. O público-alvo que despertou interesse para a elaboração do plano de aula de regência foi a turma do 2º ano 2, e aplicado na disciplina de Matemática, com o auxílio do professor. O objetivo da aula foi explorar os conceitos e as práticas de programação utilizando Visual-G, despertando a capacidade de concentração, a habilidade de trabalhar em equipe, interpretação e resolução de problemas. A utilização do software visual-G para ensinar programação básica reforça a  necessidade de buscar alternativas viáveis para combater o desinteresse dos alunos e tornar as aulas mais participativas.

  

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Biografia do Autor

  • Jaison Gomes dos Santos

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Pedagoga e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

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Publicado

07/09/2023

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UTILIZANDO O VISUAL-G COMO FERRAMENTA PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494026. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4026