ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UTILIZANDO O VISUAL-G COMO FERRAMENTA PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4026

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Programação, Computação

Resumo

Este trabalho é um relato de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Computação II, realizado na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, na modalidade de Ensino Médio. O Estágio Supervisionado faz parte do Curso de Licenciatura em Computação do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - (NESCAC), da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Durante as atividades práticas foram coletadas as informações no caderno de campo dos acadêmicos, referentes às experiências vivenciadas durante as 3 etapas que compõem os procedimentos metodológicos, sendo a primeira etapa de observação, seguida da etapa de coparticipação. Tal experiência foi importante para conhecer a escola, a gestora, os docentes, os funcionários e os alunos, além de vivenciar a realidade em sala de aula, para conhecer o processo de ensino e aprendizagem, o perfil dos alunos, a metodologia de ensino, buscando identificar problemas para a serem solucionados na etapa de regência. O público-alvo que despertou interesse para a elaboração do plano de aula de regência foi a turma do 2º ano 2, e aplicado na disciplina de Matemática, com o auxílio do professor. O objetivo da aula foi explorar os conceitos e as práticas de programação utilizando Visual-G, despertando a capacidade de concentração, a habilidade de trabalhar em equipe, interpretação e resolução de problemas. A utilização do software visual-G para ensinar programação básica reforça a  necessidade de buscar alternativas viáveis para combater o desinteresse dos alunos e tornar as aulas mais participativas.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaison Gomes dos Santos

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ivone Conrado de Souza

Pedagoga e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Referências

BRASÍLIA, 25 de setembro de 2008; 187o da Independência e 120o da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm#1. Acesso em 28 de junho de 20203.

CORRÊA, CINTIA CHUNG. Formação de professores e o estágio supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação em Revista, v. 37, 2021.

CORRÊA, Ana Perpétua Ellery; PEREIRA, Elisabeth Gomes; FURTADO, Germânia Kelly. Estágio Supervisionado em Computação I. Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE. 2016.

DA SILVA FERREIRA, Julio Cezar; LISBÔA, Eliana Santana. Estágio Supervisionado em Docência de Computação: um breve relato. V SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E EM COMPUTAÇÃO, p. 64.

DAUANNY, E. B.; LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. A produção teórico-prática sobre o estágio na formação do professor - uma revisão crítica. Revista Interdisciplinar Sulear, [S. l.], n. 3, 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4274. Acesso em: 29 jun. 2023.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de estudos em educação e diversidade-REED, v. 2, n. 4, p. 1-28, 2021.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, p. 57-63, 1995.

MACHADO, Leonardo Mateus; WARPECHOWSKI, Mariusa. Ensino de Computação: uma análise dos estágios supervisionados em Informática. Trajetória Multicursos, v. 12, n. 2, p. 39-63, 2022.

MAIA, Kerlle Beatriz Ribeiro. METODOLOGIA CONSTRUTIVISTA: A TRADICIONAL

FORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SUPRI A NECESSIDADE DAS NOVAS

GERAÇÕES?. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP), p. 146.

NASCIMENTO, K. A.; SILVA, E. W. L. As principais dificuldades do estágio supervisionado no curso de licenciatura em computação e a sua relação com a formação docente / The main difficulties of the supervised stage in the computer license course and its relationship with a teacher education. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 30017–30027, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n12-137. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5311. Acesso em: 29 jun. 2023.

PAES, Denyse Maria Borges et al. Aprendendo programação na educação básica: uma intervenção através do software visualg. 2022.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

Downloads

Publicado

07/09/2023

Como Citar

Gomes dos Santos, J., de Oliveira Barbosa, L. S., & Conrado de Souza, I. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UTILIZANDO O VISUAL-G COMO FERRAMENTA PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494026. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4026