APLICAÇÃO DO NET PROMOTER SCORE (NPS) COMO MÉTODO AVALIATIVO NOS ESTÁGIOS DE ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4042Palavras-chave:
Avaliação de processos de cuidados em saúde., Educação em Odontologia, OdontologiaResumo
Diversos são os meios de avaliação utilizados para as práticas clínicas no contexto das ciências da saúde, no intuito de se realizar uma avaliação translacional, ou seja, realizada pelo professor, pelo estudante, pelo estudante auxiliar e principalmente pelo paciente, que recebe os cuidados. Uma boa opção para este fim, dada a facilidade de aplicação e interpretação de dados, é o Net Promoter Score (NPS). O objetivo deste trabalho foi verificar a aplicabilidade do NPS, como meio de avaliação dos estudantes por parte dos pacientes em uma Unidade de Saúde da Família no contexto do estágio supervisionado. Questionários impressos, com a pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a dupla responsável por seus cuidados, baseado em seu atendimento odontológico, sendo 0 (não indicaria) e 10 (indicaria sem nenhuma dúvida), foram entregues e após preenchidos colocados em uma urna lacrada para preservação da identidade. As avaliações foram realizadas por duas semanas. Os pacientes se encontram cada vez mais envolvidos na avaliação da qualidade do atendimento como consumidores de cuidados de saúde, e resultados de avaliações como a relatada nesse estudo podem fomentar melhorias no acesso e na qualidade do serviço. Percebe-se, após o exposto, que a NPS pode ser um método avaliativo válido no contexto dos estágios em saúde coletiva, posto a facilidade de aplicação e boa adesão dos pacientes, associado à sua capacidade de mensurar a satisfação embasando feedbacks assertivos e consequente melhoria nas práticas de atenção em saúde.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Dyego Carlos Souza Anacleto de et al. Instrumentos para avaliação de habilidades de comunicação no cuidado em saúde no Brasil: uma revisão de escopo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 24, p. 2-13, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/interface.200030.
ALBUQUERQUE, Verônica Santos et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 32, n. 3, p. 356-362, set. 2008. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/YSfdZCkkTd9KSvd8Vjmhsqn/?lang=pt. Acesso em: 23 fev. 2023. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022008000300010.
ALISMAIL, Abdullah et al. The Use of the Net Promoter Score (NPS) in an Outpatient Allergy and Pulmonary Clinic: an innovative look into using tablet-based tool vs traditional survey method. Patient Related Outcome Measures, [S.L.], v. 11, p. 137-142, maio 2020. Informa UK Limited. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32547281/. Acesso em: 17 fev. 2023. http://dx.doi.org/10.2147/prom.s248431
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Superior. Resolução CNE/CES n° 3/2021, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Acesso em: 01 de mar. 2023.
FADEL, Cristina Berger et al. Críticas construtivas de formandos em Odontologia para o repensar do estágio supervisionado no SUS. Revista da Abeno, [S.L.], v. 19, n. 1, p. 20-32, 10 jul. 2019. Associacao Brasileira de Ensino Odontologico ABENO. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.682. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/download/682/521. Acesso em: 28 fev. 2023.
FELIPE, Ananda Lousada; HOEPPNER, Márcio Grama; CALDARELLI, Pablo Guilherme. Estágios supervisionados em serviços públicos de saúde da Universidade Estadual de Londrina e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia: uma análise documental. Revista Sustinere, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 108-124, 29 jul. 2021. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2021.47978. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/download/47978/38562. Acesso em: 01 mar. 2023.
FERREIRA, Pedro L; RAPOSO, Vitor; TAVARES, Aida Isabel. Primary health care patient satisfaction: explanatory factors and geographic characteristics. International Journal For Quality In Health Care, [S.L.], v. 32, n. 2, p. 93-98, 12 fev. 2020. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1093/intqhc/mzz134. Disponível em: https://academic.oup.com/intqhc/article/32/2/93/5734501. Acesso em: 28 fev. 2023.
GALVÃO, Maria Helena Rodrigues et al. Avaliação de um curso de Odontologia com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais: um estudo seccional. Revista da Abeno, Rio Grande do Norte, v. 22, n. 2, p. 1-16, 03 jan. 2022. Revista da ABENO • 22(2):1785, 2022 http://dx.doi.org/10.30979/revabeno.v22i1.1785.
GERHARD-SZEP, Susanne et al. Assessment formats in dental medicine: an overview. Gms Journal For Medical Education; 33(4): Doc65, [S.L.], v. 8, n. 3, p. 33-65, 15 ago. 2016. German Medical Science GMS Publishing House. http://dx.doi.org/10.3205/ZMA001064.
GONÇALVES, Patrícia Valente Araújo Jacques et al. Estratégias para avaliação do desempenho Clínico de estudantes de odontologia. Revista Docência Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 223-246, 25 fev. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/download/2130/1394/6683. Acesso em: 25 fev. 2023.
KROL, Maarten W. et al. The Net Promoter Score - an asset to patient experience surveys? Health Expectations, [S.L.], v. 18, n. 6, p. 3099-3109, 27 out. 2014. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/hex.12297. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5810704/#__ffn_sectitle. Acesso em: 28 fev. 2023.
LUGONDI, Daniel; ARIMA, Carlos Hideo. Uso e a aplicação do NPS (Net Promoter Score) no auxílio a priorização de backlog em uma empresa brasileira de serviços de internet: um estudo de caso.. Human Factors In Design, [S.L.], v. 7, n. 13, p. 73-84, 11 jun. 2018. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/2316796307132018073. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796307132018073. Acesso em: 23 fev. 2023.
MARXREITER, Vivian Lely Fasolo; BRESOLIN, Graziela Grando; FREIRE, Patricia de Sá. Autoavaliação. P2P e Inovação, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 46-62, 15 mar. 2021. P2P & INOVACAO. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2021v7n2.p46-62. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/download/5633/5190. Acesso em: 01 mar. 2023.
MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S.L.], v. 2, n. 1, p. 1-3, 30 abr. 2021. Revista de Instrumentos, Modelos e Politicas em Avaliação Educacional. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5384. Acesso em: 25 fev. 2023. http://dx.doi.org/10.51281/impa.e021004.
NETA, Anízia Aguiar; ALVES, Maria do Socorro Costa Feitosa. A COMUNIDADE COMO LOCAL DE PROTAGONISMO NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL. Trabalho, Educação e Saúde, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 221-235, mar. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00089. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/dCpD7vP8657th8JPj8CF9BJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 fev.
VALE, Clara Thais de Oliveira do et al. Net Promoter Score (NPS) como instrumento para a mensuração da satisfação em uma instituição de ensino superior. Revista Capital Científico – Eletrônica (Rcce), Salvador, v. 19, n. 4, p. 1-14, 01 out. 2021.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.