EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: RODA DE CONVERSA SOBRE O AEDES AEGYPTI E SUAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE COM DISCENTES DO CURSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI-UFCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4055

Palavras-chave:

Aedes aegypti, Educação, Saúde

Resumo

Foi realizado diálogo pedagógico sobre as questões acerca da Dengue, Chikungunya, Zika e o controle do vetor causador dessas arboviroses, com discentes do curso Interdisciplinar Em Ciências Naturais e Matemática nos cursos do Instituto de Formação de Educadores-IFE da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Esse momento objetivou realizar uma reflexão sobre as arboviroses e despertar nos estudantes a promoção da educação e saúde no enfrentamento do vetor, o Aedes aegypti, através de metodologias sustentáveis. De forma expositiva, foram mostrados métodos alternativos de controle do vetor, são eles: ovitrampas, larvitrampas, controle biológico com peixamento, seguido de debate com a metodologia de Wells, que se refere ao processo educativo com diálogo triádico. Evidenciamos a participação ativa dos discentes, que demonstraram interesse pelas pesquisas acadêmicas, bem como o envolvimento com o assunto tratado e sensibilização quanto à necessidade da educação ambiental e a importância da atuação da Universidade e da comunidade no controle do Aedes aegypti por meio de ações que envolvam a comunidade.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Pereira de Sousa

    Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores-IFE.

  • Raimundo Nonato Costa Ferreira

    Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores-IFE.

  • Edicarlos Pereira dos Santos

    Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores-IFE.

  • Antônio Glauber da Silva

    Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores-IFE.

  • Joelma Kele Ferreira de Aquino

    Universidade Federal do Cariri-UFCA/ Instituto de Formação de Educadores-IFE.

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Publicado

16/09/2023

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: RODA DE CONVERSA SOBRE O AEDES AEGYPTI E SUAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE COM DISCENTES DO CURSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI-UFCA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494055. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4055