EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: RODA DE CONVERSA SOBRE O AEDES AEGYPTI E SUAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE COM DISCENTES DO CURSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI-UFCA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4055Palavras-chave:
Aedes aegypti, Educação, SaúdeResumo
Foi realizado diálogo pedagógico sobre as questões acerca da Dengue, Chikungunya, Zika e o controle do vetor causador dessas arboviroses, com discentes do curso Interdisciplinar Em Ciências Naturais e Matemática nos cursos do Instituto de Formação de Educadores-IFE da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Esse momento objetivou realizar uma reflexão sobre as arboviroses e despertar nos estudantes a promoção da educação e saúde no enfrentamento do vetor, o Aedes aegypti, através de metodologias sustentáveis. De forma expositiva, foram mostrados métodos alternativos de controle do vetor, são eles: ovitrampas, larvitrampas, controle biológico com peixamento, seguido de debate com a metodologia de Wells, que se refere ao processo educativo com diálogo triádico. Evidenciamos a participação ativa dos discentes, que demonstraram interesse pelas pesquisas acadêmicas, bem como o envolvimento com o assunto tratado e sensibilização quanto à necessidade da educação ambiental e a importância da atuação da Universidade e da comunidade no controle do Aedes aegypti por meio de ações que envolvam a comunidade.
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