PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA PREVENÇÃO CONTRA O BULLYING E O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4084

Palavras-chave:

Educação em saúde, Direitos da Criança e do Adolescente, Estratégias de Saúde, Bullying, Cyberbullying

Resumo

A violência escolar é um problema complexo relacionado aos contextos socioeconômicos e culturais. Nas áreas urbanas desfavorecidas, a violência prevalece devido à presença estatal limitada e baixa qualidade de vida. Objetivo: descrever as estratégias pedagógicas utilizadas com vistas à atenção, prevenção e enfrentamento das situações de violência no ambiente escolar. Metodologia: Estudo qualitativo e reflexivo do tipo relato de experiência feito a partir das vivências das ações educativas realizadas pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) em três escolas estaduais do Município de Cascavel-PR. Foram realizadas reuniões com diretores e coordenadores das escolas para alinhar as estratégias de ações de educação em saúde a serem realizadas nos espaços escolares. Foram utilizadas metodologias ativas na realização das ações educativas. Resultados e Discussões: A experiência envolveu estudantes de 11 a 19 anos de idade, e foi realizada no período de outubro/2022 a maio/2023, com 71 turmas e aproximadamente 2.130 alunos. Comportamentos de bullying, cyberbullying e preconceito surgiram como situações recorrentes. A abordagem com os estudantes incorporou direitos legais e discussões interativas, fomentando a sensibilização sobre a violência e suas consequências. Considerações finais: A articulação e o envolvimento entre a saúde e educação, pelo PRMSF, abordou eficazmente a violência escolar. Desafios incluem a normalização da violência e o ceticismo em abordá-la. No entanto, essa iniciativa demonstrou potencial para promover mudanças, melhorando a compreensão dos estudantes sobre a violência e os sistemas de suporte disponíveis pela rede intersetorial.

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Biografia do Autor

  • Lara Gouveia Studzinski

    Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública Municipal, Cascavel/PR, Brasil.

  • Luan Gomes de Camargo

    Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública Municipal, Cascavel/PR, Brasil.

  • Vitória Beserra Marcone

    Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública Municipal, Cascavel/PR, Brasil.

  • Donátila Cristina Lima Lopes

    Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública Municipal, Cascavel/PR, Brasil.

  • Gleyceane Pinheiro de Oliveira

    Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública Municipal, Cascavel/PR, Brasil.

  • Jeanne Gomes da Silva Nogueira

    Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública Municipal, Cascavel/PR, Brasil.

  • Christiani Cassoli Bortoloto Lopes

    Assistente Social. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tutora de Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública Municipal, Cascavel/PR, Brasil. 

  • Gilson Fernandes da Silva

    Enfermeiro. Gerente da Escola de Saúde Pública Municipal. Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Mestre e Doutorando em Biociências e Saúde pela Unioeste. Escola de Saúde Pública Municipal, Cascavel/PR, Brasil.

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Publicado

15/09/2023

Como Citar

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA PREVENÇÃO CONTRA O BULLYING E O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494084. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4084