O USO DO TEMA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS COMO SUGESTÃO PARA APLICAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS EM ESCOLAS DA ZONA RURAL

Autores

  • Deivisson Mauricio Gomes Campos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4090

Palavras-chave:

Descargas atmosféricas. Ciência. sequência didática.

Resumo

Este trabalho educacional apresenta uma sequência didática como sugestão para aplicação em aulas de Ciências, abordando o tema “Descargas elétricas atmosféricas”. O objetivo ao escolher o tema é propor uma aproximação entre a Ciência que se estuda na escola e os conhecimentos científicos que estão presentes no cotidiano dos alunos. É utilizada a metodologia do Arco de Maguerez a fim de nortear as aulas. Como base teórica são oferecidos os conhecimentos acerca dos processos elétricos que ocorrem na relação solo-atmosfera: o processo de eletrificação das nuvens e as descargas atmosféricas. O Brasil é apontado como o país com o maior índice de relâmpagos no planeta e atenta ao risco que o trabalhador rural está exposto, quando revela a alta incidência dessas descargas na zona rural. São apresentados os números relevantes de vítimas fatais por acidentes com raios nessa área. Sugere alguns comportamentos assertivos, que visam garantir a seguridade das pessoas que residem ou trabalham na zona rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivisson Mauricio Gomes Campos

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

AYOADE, J.O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

BERBEL, N. A. N. A metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: Eduel, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza/Secretaria de Educação Fundamental: MEC/SEF, 1998.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES. (Org.). A necessária renovação do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CHASSOT, Áttico. Alfabetização Científica: Uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 89-100, 2003.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Brasília. Proteção contra raios. INPE. Disponível em:< http://www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Portal.pdf> Acesso em 15 de abr 2021

JR, Odim Mendes; DOMINGUES, Margarete Oliveira. Introdução `a Eletrodinâmica Atmosférica, Revista Brasileira de Ensino de Física, v.24, n.1, p. 3-19, 2002.

MARCELINO, V.; SILVA, P. G. de S. (Org.). METODOLOGIAS PARA O ENSINO: Teorias e exemplo de sequências didáticas. Campos dos Goytacazes, BRASIL MULTICULTURAL, 2018.

MOREIRA, Marco Antonio. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? Instituto de Física – UFRGS Caixa postal 1501 – Campus 91501-970 Porto Alegre – RS

PRADO, Marta Lenise; VELHO, Manuela Beatriz; ESPÍNDOLA, Daniela Simoni; SOBRINHO, Sandra Hilda; BACKES, Vânia Marli Schubert. ARCO DE CHARLES MAGUEREZ: REFLETINDO ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. RELATO DE EXPERIÊNCIA, p.172-177, 2016.

RODRIGUES, Angela. Saiba como se proteger de raios em locais fechados e externos. UNIMEP. Disponível em:< http://unimep.edu.br/noticias/saiba-como-se-proteger-de-raios-em-locais-fechados> Acesso em 15 de abr 2021

SABA, M. F. Marcelo. A Física das Tempestades e dos Raios. Física na Escola, vol. 2, n.1, 2001.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Revista Ensaio, v.17, n. especial, p. 49-67, novembro, 2015.

TAVARES, M; SANTIAGO, M. A. M. Eletricidade Atmosférica e Fenômenos Correlatos. Revista Brasileira do Ensino de Física, v. 4, n. 24, p. 408-4014, 2002.

TURQUET, Gabriela Nunes; FERREIRA, Ivan Soares. Um estudo do circuito elétrico atmosférico global. Physicae Organum. v. 2, n. 1, p. 1-9, 2016.

Downloads

Publicado

25/09/2023

Como Citar

Mauricio Gomes Campos, D. (2023). O USO DO TEMA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS COMO SUGESTÃO PARA APLICAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS EM ESCOLAS DA ZONA RURAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494090. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4090