REFORÇO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO EAD PARA ALUNOS DA EJA: PREPARAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4091

Palavras-chave:

Reforço pré-vestibular. Ensino de Matemática à Distância. Práticas na EJA.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o reforço pré-vestibular comunitário de Ensino à Distância (EAD) destinado a alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Itacoatiara-AM. O projeto de extensão tem como objetivo proporcionar oportunidades de preparação para o ingresso em uma Universidade Pública, enfatizando a construção de conhecimento em matemática. As metodologias adotadas foram cuidadosamente selecionadas para abordar de forma eficaz os desafios e oportunidades do ensino de matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A colaboração com as Escolas Municipais e a EJA possibilitou o desenvolvimento de aulas no formato EAD, com o auxílio de discentes do curso de Ciência da Computação, que atuaram como mediadores e ministrantes das aulas. Os temas abordados nas aulas estavam alinhados ao conteúdo programático do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), visando a preparação adequada dos alunos para os exames de ingresso. Por fim, o artigo conclui que o ensino de matemática à distância, por meio do reforço pré-vestibular comunitário EAD, apresenta resultados promissores na preparação dos alunos da EJA para o vestibular, além de contribuir para a democratização do ensino público de qualidade. Nesse contexto, destaca-se a importância de investir em novas estratégias e tecnologias educacionais para aprimorar continuamente o ensino de matemática à distância e promover uma educação mais inclusiva e acessível a todos os estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leiciane da Silva Menezes

    Acadêmica do Curso Bacharel em Ciência da Computação no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Referências

AMANTE, L., Quintas-Mendes, A., Morgado, L., Pereira, A. Novos contextos de Aprendizagem e Educação online. revista portuguesa de pedagogia, ano 42-3, 2008, 99-119.

AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

EDITAL UEA 2020. CONCURSO VESTIBULAR 2021. CONTEUDOS PROGRAMATICOS. Disponível em: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MTY5MjgwMw%3d%3d acesso em: 31/01/2021

FARIAS, G. O. Educação a Distância: para uma Aproximação da Distância. Dissertação de Mestrado. PUC – RIO. Departamento de Educação, 2001.

FORTUNATO I. Educação de jovens e adultos. REU. V.36, n.3, p.281-283, 2010.

GARCIA ARETIO, Lorenzo. Introdução a Educação a Distância: 1994, p.40.

HOLMBERG, Borje. Educación a Distância: Situacion y Perspectivas. Buenos Aires, ed. Kapelusz. 1985.

LANDIM, C. M das M. P. F. Educação à Distância: Algumas Considerações. Rio de Janeiro. 1997.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distancia - Uma visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PERRY, W.; RUMBLE, G. a Short Guide to Distance education. Cambridge: International Extension College. 1987

RUMBLE, G. The Technology of Distance Education in Third World Settings. Conferência proferida na abertura do Seminário Educação 96 - A educação a distância frente aos paradoxos sociais). Cuiaba, out.1996.

SARRAMONA, Jaime, Fundamentos de la educación, Grupo Editorial CEAC, S.A, Perú, pp. 27-47. II. Concepto de Educación. La educación. 1991.

SWELLER, J., van Merrienboer, J. e Paas, F. (1998). Arquitetura cognitiva e design instrucional. Journal of Educational Psychology, 10, 251-296

TEDESCO, P.; Silva, I.; Santos, M. (2010) “Tecnologia Aplicada à Educação a distância”, Universidade Federal Rural de Pernambuco. apud Modelos de Processos de Ensino e Aprendizagem de Inglês On-line: Uma Revisão da Literatura. Produzido por Paula Basto Levay Lage, Patrícia Smith Cavalcante.

Downloads

Publicado

25/09/2023

Como Citar

REFORÇO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO EAD PARA ALUNOS DA EJA: PREPARAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494091. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4091