OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS, NUANCES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS – BR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4130Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Acessibilidade, Prática PedagógicaResumo
A presente pesquisa aborda sobre a Educação Inclusiva, tema de debates na educação, nos últimos anos, provocado por vários seguimentos da sociedade civil organizada, em busca de qualificar o debate, em prol de uma proposta inclusiva e de qualidade, portanto acessível. Nesta pesquisa se investigou questões pertinentes como: quais os entraves à acessibilidade no convívio escolar e na prática pedagógica, a luz de uma Educação Inclusiva. Neste sentido, a investigação teve o objetivo de analisar como é compreendida a Educação Inclusiva, bem como, evidenciar o conflito existente e apontar alternativas positivas que facilitem uma atitude com vistas a superar os desafios da Educação Inclusiva nas adequações físicas e pedagógicas em uma escola pública em Goiás, Brasil. Desta forma, foi utilizada investigação bibliográfica e de campo sobre a luz do método científico indutivo na metodologia qualitativa. Concluiu-se, depois da análise dos dados, que a falta de formação continuada na área específica de educação inclusiva, a falta de condições estruturais e ambientais, falta de material didático e de metodologia são alguns dos entraves que dificultam a inclusão de muitos alunos, inclusive daqueles que necessitam da Educação Especial.
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