OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS, NUANCES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS – BR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4130

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Prática Pedagógica

Resumo

A presente pesquisa aborda sobre a Educação Inclusiva, tema de debates na educação, nos últimos anos, provocado por vários seguimentos da sociedade civil organizada, em busca de qualificar o debate, em prol de uma proposta inclusiva e de qualidade, portanto acessível. Nesta pesquisa se investigou questões pertinentes como: quais os entraves à acessibilidade no convívio escolar e na prática pedagógica, a luz de uma Educação Inclusiva. Neste sentido, a investigação teve o objetivo de analisar como é compreendida a Educação Inclusiva, bem como, evidenciar o conflito existente e apontar alternativas positivas que facilitem uma atitude com vistas a superar os desafios da Educação Inclusiva nas adequações físicas e pedagógicas em uma escola pública em Goiás, Brasil. Desta forma, foi utilizada investigação bibliográfica e de campo sobre a luz do método científico indutivo na metodologia qualitativa. Concluiu-se, depois da análise dos dados, que a falta de formação continuada na área específica de educação inclusiva, a falta de condições estruturais e ambientais, falta de material didático e de metodologia são alguns dos entraves que dificultam a inclusão de muitos alunos, inclusive daqueles que necessitam da Educação Especial.

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Biografia do Autor

Joana D’arc Nunes de Freitas Tavares

Mestra em Educação, Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Novo Gama- GO.

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA.

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Publicado

20/09/2023

Como Citar

D’arc Nunes de Freitas Tavares, J., & Araújo Leal, D. (2023). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS, NUANCES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS – BR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494130. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4130